Julgamento de Trump no Senado começará amanhã

Foto: SAUL LOEB / AFP

Terá início amanhã o julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Senado. Ele é acusado de encorajar apoiadores a invadirem o Capitólio americano.

O desfecho mais previsível para os analistas é a absolvição de Trump. Mas, antes do resultado ser proclamado, os senadores terão que ouvir horas de depoimento sobre a violenta invasão do Congresso, que terminou com cinco mortes.

Os gerentes do impeachment, como são chamados os representantes da Câmara, atuam como promotores do caso. Os senadores serão como os jurados deste julgamento. Ainda não se sabe se testemunhas sobre o caso serão ouvidas, mas a acusação vai exibir imagens do horror vividos por policiais e congressistas no dia 6 de janeiro.

Importante lembrar que a defesa do ex-presidente alega que este processo de impeachment é inconstitucional, pois ele já deixou o governo. Por outro lado, os democratas dizem que não há nada na Constituição que determine que só funcionários que estejam ocupando cargos federais possam ser julgados.

A pena da condenação do impeachment é tirar alguém do cargo. Como Donald Trump já saiu, se ele for condenado o Senado pode fazer uma segunda votação para impedi-lo de ocupar novamente a presidência do país.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Pesquisa mostra que Brasil lidera casos de depressão na quarentena

Next Post

Equipe econômica quer criar um novo auxílio

Related Posts