Volkswagem pode produzir carro voador

Foto: Divulgação VW

A montadora de origem alemã está em um processo de análise dos veículos voadores na China. Por isso, a empresa é a mais recente montadora que está sondando as possibilidades de fazer viagens aéreas pessoais em um futuro próximo. Exemplo disso é que a VW anunciou em um comunicado nesta terça-feira que a “mobilidade vertical” pode ser o próximo passo depois da tecnologia de direção autônoma.

No comunicado, a montadora diz que “Estamos investigando conceitos e parceiros em potencial em um estudo de viabilidade [na China] para identificar a possibilidade de industrializar essa abordagem”. A escolha deste país é porque lá é o maior mercado de automóveis do mundo e também concentra o maior número de clientes individuais da Volkswagen.

Essa informação chega ao público em um momento que a montadora alemã deu um grande salto na produção de carros elétricos. Para se ter ideia, a entrega de veículos elétricos no ano passado em relação a 2019 teve um crescimento em três vezes, enquanto as entregas de híbridos avançaram 175% para 190.500 unidades.

Mas, antes de se ver carros voadores por aí, a VW lembra que a “mobilidade vertical” tem mais obstáculos do que a mobilidade elétrica, incluindo segurança e confiabilidade. Afinal, esses veículos precisariam operar em um espaço aéreo lotado, disputando lugar com pequenos drones e aviões tradicionais, além de uma estrutura regulatória, o que ainda pode levar anos para sair do papel.

A Volkswagen se junta a uma lista crescente de empresas que exploram o potencial dos veículos voadores. No Consumer Electronics Show em Las Vegas no mês passado, Uber e Hyundai revelaram planos para um táxi voador elétrico. Por outro lado, outras montadoras como a Porsche, Daimler e Toyota apoiam startups que trabalham na indústria de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL).

Em setembro do ano passado, a empresa japonesa Sky Drive Inc. conduziu a primeira demonstração pública de um veículo voador no Japão. E a alemã Lilium, que também está desenvolvendo uma aeronave eVTOL, anunciou em novembro seu primeiro hub nos Estados Unidos perto de Orlando, Flórida.

Programa de Estágios

Enquanto os carros ainda não voam, a Volkswagen do Brasil está com seu programa de estágios 2021 com as inscrições abertas. São 130 vagas em aberto de diversas áreas.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro no link https://bit.ly/36Z9xRb. Os aprovados deverão começar o período de estágio a partir de abril de 2021.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Senado vota projeto que proíbe desativação de hospitais de campanha

Next Post

Justiça não pode penhorar auxílio emergencial para pagar dívidas

Related Posts