Donald Trump é absolvido pelo Senado

Foto: MANDEL NGAN / AFP

Decisão do Senado americano tomada neste sábado inocenta o ex-presidente Donald Trump no segundo processo de impeachment que estava respondendo.

Os senadores democratas e republicanas votaram nesta tarde e a decisão final foi pela absolvição do ex-presidente. A decisão é definitiva e não cabe recurso.

Acusado pelos democratas de “incitação à insurreição”, por causa da invasão do Congresso no dia 6 de janeiro por seus seguidores, para tentar impedir a certificação da eleição do presidente Joe Biden, Trump deixou o cargo no dia 20 de janeiro e aguardava o resultado deste julgamento. A decisão deste processo era apontada como crucial para suas pretensões políticas.

Se o ex-presidente fosse condenado, uma segunda votação, por maioria simples, poderia torná-lo inelegível, impedindo-o de concorrer em 2024, por exemplo. Alguns parlamentares republicanos que responsabilizam Trump pela invasão do Capitólio votaram pela absolvição porque consideram que o impeachment de um ex-presidente é inconstitucional e também porque temem se indispor com os apoiadores do ex-presidente, que domina o partido.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Cannabis medicinal melhora a qualidade de vida de pacientes oncológicos

Next Post

ABRH Brasil debaterá o futuro da legislação trabalhista no contexto pós-pandemia

Related Posts