Saiba as estratégias para gerar negócios familiares de sucesso

Em 2020, muitos brasileiros tiveram que se reinventar para manter o faturamento e uma das alternativas foi investir no próprio negócio. O Brasil, inclusive, está quase atingindo o maior número de empreendedores da história do país. Só nos nove primeiros meses do ano passado, o número de microempreendedores individuais (MEI) cresceu 14,8% em comparação ao mesmo período de 2019. Muitas dúvidas costumam surgir no momento de abrir o próprio negócio como, por exemplo, quem escolher no momento de criar uma sociedade.

 As empresas familiares representam uma parte significativa da economia brasileira, mas também são motivos de muitos conflitos. A experiência dos irmãos Marcos e Maurício Kalvelage mostra que é possível, sim, ter sucesso com a mistura família e negócios.

“É importante sempre buscar alguém com interesses e objetivos em comum, além de uma pessoa de confiança e responsabilidade”, afirma Marcos Kalvelage, um dos fundadores da marca de bebidas Kalvelage.

Entre 2007 e 2008, Marcos e o irmão Maurício decidiram estudar sobre o universo das bebidas e acabaram se interessando pelo setor. O interesse fez com que os irmãos comprassem destiladores e fermentadores para produzir as bebidas em casa. “Nosso objetivo era abrir uma destilaria depois de nos aposentarmos”, diz Marcos.

Por conta do conhecimento adquirido através dos estudos e experiências, a ideia de ter a própria destilaria foi antecipada, e, junto com um terceiro sócio, o engenheiro Francisco Marin, surgiu a Kalvelage. Em 2013, a primeira Vodka Kalvelage chegou ao mercado com o objetivo de ser uma bebida nacional que segue os padrões das vodkas mundialmente renomadas. Hoje a marca conta com 17 medalhas internacionais.

“Abrir um negócio com o meu irmão foi ótimo, pois já tínhamos esse interesse em comum pelo universo de bebidas. E tem essa questão da confiança, de saber quem é a pessoa que está do nosso lado. Claro que algumas vezes temos opiniões contrárias, mas sabemos como lidar com isso pois crescemos juntos”, explica o empresário.

Se para algumas empresas a palavra principal é propósito, o mantra da família Kalvelage é felicidade. Os irmãos Kalvelage afirmam que acima de qualquer lucro, problema ou estratégia, a felicidade deve surgir como principal linha de resultado.

Para quem está pensando em abrir o próprio negócio em família, Marcos lista algumas dicas importantes, confira:

– Separando o pessoal do profissional

Quando se fala em sociedade entre parentes, muitos já imaginam que por conta da intimidade a relação é a melhor possível, mas é importante separar as questões familiares e pessoais das questões profissionais para evitar discussões, desgaste na relação e até mesmo prejuízos financeiros.

– Interesses em comum

Para ser bem sucedido e trabalhar com prazer, é fundamental buscar empreender em uma área que ambos tenham interesse, pois se alguém acaba embarcando no negócio apenas por empolgação, com o tempo pode acabar desistindo da sociedade para fundar outro negócio.

– Trocando ideias

Nada de tomar decisões sem consultar o sócio. Embora seja alguém da família, é importante sempre compartilhar ideias, e antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível conversar para evitar atritos.

– Diferença de idade

Desde pequeno, crescemos ouvindo que os irmãos mais velhos precisam ser mais responsáveis e os mais novos precisam obedecer ao que eles dizem. Mas isso não se aplica aos negócios, ou seja, antes de abrir a sociedade, é preciso chegar a um acordo e separar detalhadamente as responsabilidades de cada um.

– Respeitando as diferenças

Sabemos que cada irmão tem suas particularidades e preferências, e com a conivência no dia a dia isso fica ainda mais evidente. Portanto, é importante tirar proveito das diferenças e dos talentos individuais para conseguir novas ideias, fazer o negócio prosperar e dar certo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

realme é uma das principais marcas de smartphones em 15 regiões do mundo

Next Post

Bancos vendem mais de 100 imóveis em todo o Brasil

Related Posts