Aprovado leilão de frequências do 5G pela Anatel

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O edital para o leilão de frequências do 5G foi aprovado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e agora segue para o TCU – Tribunal de Contas da União, que vai analisar o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. Para que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre, é preciso que essa avaliação aconteça em até 50 dias.

Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (26), o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o 5G é um marco para o desenvolvimento do país, especialmente para as empresas e indústrias que podem usar a nova tecnologia para melhorar sua produtividade e performance.

Para ele, conectar a cadeia produtiva é um grande ganho e deve impactar positivamente na economia. O 5G é a 5ª geração das redes de comunicação móvel e promete velocidade até 20 vezes superior ao 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. 

O edital oferece quatro frequências. As empresas compram o direito de usá-las para oferecer seus serviços. Como não se trata de um leilão arrecadatório, parte do valor será usada para levar internet para áreas sem conexão, como cidades pequenas e rodovias, por exemplo. 

A expectativa é que a tecnologia chegue para os usuários de telefonia móvel das grandes cidades até final de julho de 2022.

Fonte: Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Há um ano, Brasil registrava primeiro caso de Covid-19

Next Post

Diretora do FMI acredita que o mundo vai crescer acima de 5,5% este ano

Related Posts