Falsa mensagem sobre coronavírus se espalha nas redes sociais

Circula pelas redes sociais uma mensagem atribuída ao ganhador do Prêmio Nobel da Medicina em 2018, Tasuku Hojo. Segundo o texto, existe “100% de confiança”, que o novo coronavírus “não é natural” e que foi fabricado pela China. “Não veio dos morcegos. A China fabricou-o. Se se provar que o que estou a dizer hnme soje é falso, mesmo depois da minha morte, o governo pode tirar-me o Prémio Nobel. A China está a mentir e um dia a verdade será revelada”. Só que tudo isso é falso.

Segundo o texto, as declarações de Honjo terão por base os seus 40 anos de experiência na área de investigação e o seu conhecimento da situação em Wuhan, onde ele teria trabalhado durante quatro anos em um laboratório. Além disso, na suposta mensagem o pesquisador tentou contato com quem trabalhava nesse laboratório, mas sem sucesso: “Telefonei-lhes assim que o coronavírus apareceu, mas os telefones não funcionam há três meses. Soube-se agora que estes técnicos de laboratório morreram”.

A mensagem que circula nas redes sociais é a seguinte:

“Se fosse natural, não teria afetado de forma adversa o mundo inteiro como afetou. Porque, por natureza, a temperatura é diferente em diferentes países. Se fosse natural, só teria afetado adversamente os países com as mesmas temperaturas que a China. Em vez disso, está a espalhar-se para países como a Suíça, da mesma foram que se está a espalhar por áreas desertas. Se fosse natural, tinha morrido em zonas frias e morrido em sítios quentes.

Há 40 anos que faço pesquisas com vírus e animais. Não é natural. Foi fabricado e o vírus é completamente artificial. Trabalhei durante quatro anos no laboratório de Wuhan, na China. Conheço bem os funcionários desse laboratório. Telefonei-lhes assim que o coronavírus apareceu, mas os telefones não funcionam há três meses. Soube-se agora que estes técnicos de laboratório morreram.

Com base no meu conhecimento e na pesquisa feita até agora, posso dizer isto com 100% de confiança — o coronavírus não é natural. Não veio dos morcegos. A China fabricou-o. Se se provar que o que estou a dizer hoje é falso, mesmo depois da minha morte, o governo pode tirar-me o Prémio Nobel. A China está a mentir e um dia a verdade será revelada”.

Agora veja o que há de verdade em tudo isso:

Tasuku Honjo recebeu realmente o Prémio Nobel da Medicina em 2018, devido a descoberta de novas formas de bloquear os travões do sistema imunitário, que se revelaram muito eficazes no tratamento de câncer.

O currículo do pesquisador está disponível no site do KUIAS. Lá não há qualquer menção a atividade profissional desempenhada por quatro anos em um laboratório em Wuhan, como a informação do Facebook alega.

Ao analisar suas declarações públicas, não há também qualquer menção sobre este assunto nas redes sociais. Ou seja, não existe nenhuma fonte fidedigna que permita entender que Tasuku Honjo fez as declarações que lhe são atribuídas no Facebook.

Aliás, quem falou que o vírus foi manipulado foi outro ganhador do Prêmio Nobel, no caso o francês Luc Montagnier, vencedor em 2008. Mas ele não mencionou diretamente os laboratórios de Wuhan nem acusou ninguém sobre o assunto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Portugal cobra teste negativo de passageiros do Brasil e do Reino Unido

Next Post

Na contramão da pandemia, mercado imobiliário e financiamentos vivem bom momento

Related Posts