TikTok: loja de brinquedos encontra na rede social um novo nicho de atuação

Quando elaborada da maneira correta, estratégia na rede pode alavancar vendas devido ao potencial de divulgação orgânica do aplicativo

O ano de 2020 foi marcado não apenas pela pandemia de coronavírus, mas pela ascensão de uma nova rede social: o TikTok. O aplicativo chinês criado pela ByteDance já ultrapassou a marca de 2 bilhões de downloads de acordo com balanço da Sensor Tower.  

Mais que uma ferramenta de produção de conteúdo, a plataforma também se mostrou uma fórmula inovadora para marketing de conteúdo — os vídeos dinâmicos apresentaram a possibilidade de uma publicidade menos agressiva, mas não ineficaz. Um exemplo de como o TikToK pode ser usado para mudar as estratégias de venda é My Toy Brinquedos, que já possui quase meio milhão de seguidores na rede. 

Com o início da pandemia, assim como boa parte dos lojistas, a empresária Karla Badaró Verbena, proprietária da empresa, percebeu que não poderia renunciar a uma estratégia de marketing nas redes, visto que com as lojas fechadas essa era sua única possibilidade de venda. “Ficamos ainda mais ativos no Facebook e Instagram, assim como também nasceu a necessidade da criação de um site”, conta.

“As crianças começaram a pedir nossos brinquedos no TikTok e eu não sabia nem do que se tratava. Quando começamos a arriscar na plataforma, visualizamos ser um alcance orgânico e nacional com muito potencial. Atualmente nosso maior índice de visitas vem dessa rede, qual investimentos em parcerias e conteúdo diferenciados. Foi a partir dele que passamos vender não apenas no nosso estado, mas para diversas cidades do país”, comenta Karla.

Especialista em marketing digital, Walter Soares aponta que essa categoria de estratégia é bastante efetiva no ponto de vista de aumento de vendas, principalmente porque  a rede social é essencialmente mais divertida. Por esse motivo, o primeiro passo é analisar que empresa precisa adotar um tom mais descontraído para conseguir cativar os internautas da plataforma. “O TikTok, ao contrário de outras redes, dispensa uma produção de conteúdo mais elaborada. É preciso naturalidade ao informar, assim como criatividade para prender a pessoa ao conteúdo”, analisa. 

A estratégia adotada pela My Toy Brinquedos foi a criação de uma temática que promovesse a interação das crianças com a marca, desenvolvessem uma relação de carinho e proximidade — assim nasceu o “Sapinho influencer”. “Nesse quadro, que é realizado toda quinta na plataforma, as crianças são convidadas a mandar um vídeo contando de qual cidade acompanham a My Toy. Nossa equipe faz uma curadoria semanal desses vídeos e seleciona uma ou duas crianças para receber um de nossos brinquedos via correios”, explica fundadora da empresa. 

Além dos conteúdos do quadro, os colaboradores da empresa criam outros vídeos relacionados à marca, mas não necessariamente na intenção de apenas mostrar o brinquedo. “Fazemos desses vídeos um entretenimento de fato para chamar atenção da criança, que se lembrará da My Toy Brinquedos na hora de escolher um presente para si”, comenta Karla.  

Para Walter Soares, o espírito do sucesso nas redes é esse: renovação. “Uma caraterística marcante das redes sociais é a volatilidade, isto é, a forma como o meio não apenas está em constante evolução como as estratégias aplicadas nele precisa ser renovadas constantemente. É isso que torna o fenômeno do aplicativo chinês um fato difícil de ignorar e uma arma em potencial para alavancar o nome da marca”, define o especialista em marketing digital.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Lockdown de volta: direitos e deveres de trabalhador e empregador durante a crise na saúde

Next Post

Mais de 2 mil mortes em 24 horas

Related Posts