Capital carioca concentra 90% dos diagnósticos da Covid-19 no Estado

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Desde o ano passado, a cidade do Rio de Janeiro ocupa as primeiras posições no ranking de casos e mortes pelo novo Coronavírus no país. Até meados de fevereiro, 90% dos diagnósticos de todo o estado estavam concentrados na capital carioca. Em um comunicado publicado no Diário Oficial, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou novas medidas para a cidade: “Temos um objetivo principal, que é evitar que se repita em 2021 o genocídio de 2020 que aconteceu no Rio de Janeiro. Nós temos metade dos habitantes de São Paulo e em 2020 morreram mais pessoas na cidade do Rio do que em uma (São Paulo) que tem o dobro da população”.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde refletem no aumento da procura por testes do novo coronavírus. Essa é uma realidade nas 13 unidades do Centro de Medicina, laboratório do Grupo Pardini, que conta com lojas espalhadas em diferentes regiões da cidade. “Hoje estamos presente nos bairros Campo Grande Centro, Copacabana, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Madureira, Méier, Miguel Couto, Nova Iguaçu, Tijuca e Vila da Penha. Temos acompanhado o aumento dos casos na cidade e, consequentemente, da busca por exames em nossas unidades”, explica a gerente de atendimento da rede de laboratórios, Sumaya Carvalho, que também comenta sobre os cuidados para receber os pacientes nas unidades e ressalta a disponibilidade da coleta em domicílio.

“Os clientes que chegam são abordados logo na entrada da unidade e revelam se estão ou não assintomáticos. Os sintomáticos recebem uma máscara cirúrgica para ser colocada em cima da sua própria máscara, de acordo com o que foi determinado pelo Ministério da Saúde. Em seguida, são direcionados para uma área de isolamento para realização do exame”, explica Sumaya. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança para evitar contaminação pela Covid-19, contam com uma estrutura física bem ventilada e atendimento de qualidade. Os laboratórios também disponibilizam material para higiene de todos que entram na loja. “O álcool gel é disponibilizado na entrada, no guichê, onde é feita a triagem, no touch de autoatendimento e em pontos estratégicos de toda a unidade, como a sala de espera, em todas as cabines de coleta, próximo aos banheiros e na área de café”, comenta a gerente.

Ainda há dúvidas sobre qual exame fazer

Segundo a infectologista do Grupo Pardini, Melissa Valentini, as pessoas ainda não sabem qual teste devem fazer em cada caso e qual o mais eficaz para o diagnóstico correto. “Um teste realizado em momento inadequado ou escolhido de maneira errada pode gerar falsos resultados negativos. Na covid-19 a produção de anticorpos não acontece em todos os pacientes e ela é tardia. Existem muitos tipos de testes, porém, para diagnóstico da doença, apenas os exames realizados por biologia molecular são recomendados. Os outros servem para detectar anticorpos no organismo e saber se já teve contato com o vírus. Os prazos para realização dos testes também são importantes. Para saber se já teve a doença, por exemplo, o melhor momento para fazer o teste é depois da terceira semana após início dos sintomas. Já para diagnosticar se está com a doença, é preciso fazer no terceiro ou quarto dia de sintomas”, esclarece Melissa Valentini do Pardini.

O padrão ouro para diagnóstico da doença utiliza a metodologia RT-PCR. Realizado por. O resultado, que fica pronto em 48 horas, mostra parte do SarsCov-2 (vírus causador da covid-19). “É recomendado que o paciente realize o exame entre o terceiro dia e a primeira semana de início sintoma ou possível contaminação. E se caso o resultado for negativo e tenha fortes indícios de contaminação, poderá ser recomendada reaplicação do teste”, orienta Melissa.

Outras várias possibilidades são os testes sorológicos. Porém, esse é utilizado para identificar se a pessoa já teve contato com o vírus. “Eles conseguem detectar os anticorpos produzidos pelo organismo em resposta ao vírus. Por isso, não são recomendados para diagnóstico da covid-19 ativa no organismo”, explica.

A médica alerta sobre os novos testes que são lançados. “O mercado brasileiro está com bastante oferta de testes, mas é importante saber se foram validados”, avalia.

Cuidado é essencial

É importante conscientizar a população que a pandemia ainda não acabou e os protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) precisam ser seguidos. “Essa situação não vai acabar tão cedo. A gente precisa do apoio da população para que entenda a importância de evitar aglomerações, usar máscara em locais públicos e higienizar as mãos com álcool em gel periodicamente”, reforça a infectologista do Pardini, Melissa Valentini.

Centro de Medicina

Fundado no início da década de 70, o Centro de Medicina, empresa do Grupo Pardini – um dos maiores em medicina diagnóstica do país, tem se destacado como uma das mais respeitadas e completos redes de laboratório do Rio de Janeiro. As 13 unidades espalhadas na Grande Rio realizam desde exames laboratoriais até exames de alta complexidade, com padrões de qualidade mundiais, tais como cintilografias, ressonância magnética e PET-CT. Pioneiro na utilização de substâncias radioativas no diagnóstico e tratamento de várias doenças, o Centro de Medicina é uma das poucas instituições do país dedicadas à formação de especialistas em Medicina Nuclear.

Sobre o Grupo Pardini

Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Pedágio por quilometragem percorrida é aprovado no Senado

Next Post

Um ano de pandemia no Brasil: levantamento do Radar Oncoguia aponta que diagnósticos de câncer caem pela metade no país

Related Posts