Doria anuncia medidas econômicas para conter efeitos da pandemia

Foto: Reprodução/TV Globo

Depois de prometer adotar medidas mais duras para aumentar o isolamento social, o governador de São Paulo recuou e anunciou apenas medidas econômicas.

O Governador de São Paulo, João Doria, reconheceu que o estado vive um momento gravíssimo da pandemia e chegou a prometer, durante o evento de entrega de um novo lote de vacinas para o Ministério da Saúde, que iria anunciar medidas mais restritivas nessa quarta-feira.

Mas, na hora da coletiva, Doria recuou e negou que prometeu aumentar as restrições.

O estado de São Paulo vive a situação mais crítica desde que começou a pandemia, com 90% dos leitos de UTI ocupados.

Levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo concluiu que já morreram 90 pessoas à espera de uma vaga na UTI.

Apesar do cenário crítico, o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, diz que mesmo não tendo conseguido vagas de terapia intensiva, as pessoas não morreram sem assistência.

As vagas nos hospitais do estado são gerenciadas por um sistema chamado CROS. Quando faltam leitos em uma determinada cidade, a prefeitura pode solicitar a transferência para outra cidade que ainda tenha leitos vagos.

Segundo o secretário de saúde, no ano passado, no pico da pandemia, chegaram a ser solicitadas 700 remoções por dia. Agora, essa média está em 1,4 mil. Dessas, cerca de 300 são pedidos de vagas em UTIs.

Desde segunda-feira que está em vigor em todo o estado a fase emergencial do plano São Paulo, em que apenas serviços essenciais podem funcionar, e com toque de recolher entre 20h e 5h. Mesmo assim, o índice de isolamento social nessa terça-feira ficou em 43%, considerado baixo para deter o crescimento da contaminação.

Para tentar aumentar a adesão ao isolamento sem precisar criar maiores restrições, o governo anunciou medidas econômicas. Zerou o ICMS sobre o leite e reduziu a pouco menos da metade o mesmo imposto sobre a carne.

Também anunciou a liberação de R$ 100 milhões para linha de crédito destinada ao financiamento de micro e pequenas empresas e suspendeu os cortes no fornecimento de água e gás encanado até o dia 30 de abril.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Cai a procura por transporte aéreo

Next Post

Projeto de lei quer tornar crime impedir filmagem de vacinação

Related Posts