A Influência das Mídias digitais em crianças.

As mídias digitais podem de fato favorecer a aprendizagem infantojuvenil, através delas podem brincar, aprender, comunicar, experimentar, desenvolver a auto-estima e novas formas de pensar. Porém, a transformação social gerada pelas tecnologias nos fazem  pensar nos prejuízos causados no comportamento das crianças, que as coloca em uma posição de vulnerabilidade com um poder de influenciar negativamente se usada de maneira inadequada  o comportamento das crianças, principalmente nas relações sociais, de consumo, culturais, afetivas e cognitivas.

As crianças são expostas cada vez mais cedo ao uso de tecnologia digital, e o tempo demasiado do uso de telas de dispositivos como celular,  tablet, computador e vídeo game podem trazer uma série de prejuízos a saúde. Como por exemplo, a obesidade infantil, pois a preferência das crianças por aparelhos eletrônicos às brincadeiras as torna mais propensas ao sedentarismo e ao ganho de peso. Além disso, a luz produzida por esses aparelhos podem gerar distúrbios do sono como agitação e insônia, e a proximidade dos olhos com a tela vem aumentando os casos de miopia.

A  Sociedade Brasileira de Pediatria orienta limites no tempo de exposição, de acordo com cada faixa etária:

  • Crianças menores de 2 anos: não deve ser usado;
  • Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia;
  • Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia, nunca “virar a noite”;
  • Todas as faixas etárias: nada de telas durante as refeições e desconectar 1 a 2 horas antes de dormir.

Outro problema também é o risco de serem mais sujeitos a sofrerem algum tipo de abuso como cyberbulling e pedofilia. Diversas vezes as crianças são expostas a qualquer conteúdo sem qualquer mediação dos pais, expondo-a a temáticas inadequadas para sua idade. É importante salientar a necessidade do controle do que a criança acessa.

Alerta:

Um caso que chamou a atenção foi a de um homem com o perfil chamado Henrytado na plataforma Tik Tok que gravou três vídeos onde ensina brincadeiras satânicas as crianças.  Com filtro animado de Elsa do filme frozen , e voz infantil ele inicia os vídeos com ‘Oi, crianças’ . Em um dos vídeos ele pede que as crianças se cubram com um lençol e acendam uma vela e saiam andando pela casa sussurrando palavras sem sentido,  e se forem questionados sobre o que estão fazendo que respondam ‘’ A alma dessa criança agora me pertence’’.

No outro vídeo ele pede que as crianças quando ouvirem algum adulto defendendo o presidente Jair Bolsonaro,  que escondam algum pertence de valor desse adulto como um celular ou notebook.  E no terceiro vídeo ele ensina as crianças a fazerem um pentagrama invertido (símbolo da magia negra) com molho de tomate nas paredes.

Reprodução TikTok

O deputado do Ceará André Fernandes entrou no ministério publico federal com um pedido de prisão imediata do homem. Baseando-se no artigo 122 do Código Penal para decisão.

O tik toker justifica que seu conteúdo nunca foi infantil “Deixa eu contar uma coisa para vocês, existe uma lei que proíbe menores de 13 anos criarem perfil em redes sociais. Criança não que está em rede social’, afirma Henrytado colocando a culpa nos pais.

Por Angel Melo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Unicid realiza palestra virtual gratuita com médicos que atuam na linha de frente da pandemia

Next Post

Harley-Davidson® do Brasil oferece motocicletas para aqueles que têm paixão pela aventura e pela liberdade

Related Posts