Cientistas da Fiocruz detectam nova variante do coronavírus

Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Cientistas da Rede Genômica Fiocruz identificaram importantes alterações na estrutura de uma proteína do novo coronavírus em circulação no Brasil.

A proteína Spike é associada à capacidade de entrada do coronavírus nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos produzidos pelo organismo para bloquear o vírus.

Onze sequências genéticas apresentaram deleções, que seria uma perda de parte do material genético na região inicial da proteína e em quatro delas ocorreu uma inserção de alguns aminoácidos, informou Gabriel Wallau, que integra o Núcleo de Bioinformática da Rede Genômica e é pesquisador da Fiocruz-Pernambuco.

Os novos resultados, detectados a partir do sequenciamento genético, são provenientes de amostras coletadas de pacientes em sete estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná, Rondônia, Minas Gerais e Alagoas. 

Os pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz alertam que os achados destacam a necessidade urgente de ampliação da vacinação e de implementação de medidas farmacológicas eficazes, para diminuir a transmissão comunitária e o surgimento de variantes mais transmissíveis. E também apontam a necessidade de investimento em estudos do genoma do vírus e de eficácia das vacinas para as novas variantes como medidas fundamentais.

Fonte: Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Bolsonaro garante que 500 milhões de vacinas chegarão ao Brasil ainda este ano

Next Post

Prazo para acabar com os lixões no país termina em um ano

Related Posts