Feira de Ciências e Engenharia distribui mais de 300 prêmios para jovens cientistas

Imagem de luvqs por Pixabay

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, considerada a maior do gênero no país, divulgou os vencedores das diversas categorias. Projetos de estudantes do Rio de Janeiro estão entre os contemplados. Entre os vitoriosos há projetos para combater notícias falsas na internet, aplicativo voltado para economia popular, plataforma robótica para o monitoramento de corais e até projeto de nanotecnologia aplicada ao design sustentável. Alguns dos premiados representarão o Brasil em uma feira internacional de ciências.

A Petrobras é uma das patrocinadoras da feira, promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O evento estimula alunos dos ensinos fundamental médio e técnico a desenvolver projetos que tragam soluções inovadoras para a sociedade. Essa edição teve 345 trabalhos finalistas, de todas as regiões do país, envolvendo mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas.

“Os projetos finalistas foram avaliados graças à colaboração de mais de 300 avaliadores, pesquisadores e especialistas, que participaram à distância de diversas partes do Brasil e do mundo. A participação dos estudantes e professores nas salas de avaliação, palestras e na mostra virtual foi intensa ao longo destes dias. A 19ª edição da Mostra de Projetos superou as expectativas”, conta a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da Febrace.”

Mesmo no cenário da pandemia, sem aulas presenciais, e com pouco acesso aos laboratórios, os estudantes desenvolveram projetos inovadores e aplicáveis ao dia a dia, nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, da saúde, humanas, agrárias, biológicas, sociais e aplicadas. Os quatro primeiros lugares de cada categoria receberam uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq. Nove projetos da Febrace participarão da Regeneron ISEF 2021 – a maior feira internacional do gênero, em maio, nos EUA.

Além de patrocinar a Febrace, de quem é parceria há 15 anos, a Petrobras levou para a feira um estande virtual interativo, onde os participantes puderam conhecer mais a empresa, responder a um quiz e concorrer a prêmios. A Petrobras também ofereceu, no dia 26/03, a palestra “Carreiras Tecnológicas! Valem a pena hoje em dia?”, com Flávio Guimarães, fundador da plataforma Brincando com Ideias, que também conta com patrocínio da companhia“. “O setor de tecnologia vem crescendo muito, e as empresas clamam por bons profissionais. Além do que as escolas onde vocês estudam e a Febrace já tem feito por vocês, quero convidá-los a conhecer a plataforma Brincando com Ideias e o nosso projeto Caça ao Tesouro Tecnológico, onde abordamos diversos temas sobre inovação e novas tecnologias com o objetivo de ensinar de forma fácil e divertida esses conteúdos” ressaltou Flávio aos participantes do evento.

Virtual

Este ano, por causa da pandemia, o evento teve uma plataforma especialmente desenvolvida para abrigá-lo: a Febrace Virtual. Por meio dela, os visitantes puderam votar nos projetos selecionados, entrar nos estandes dos patrocinadores, assistir palestras e lives e até registrar a visita por meio de uma foto. Participaram especialistas e pesquisadores dos Estados Unidos, Holanda, Portugal, Argentina, Colômbia, Reino Unido, Peru, México, Panamá, França, Alemanha e Uruguai.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

O que esperar da construção civil em 2021?

Next Post

Brasil movimenta R$ 2 tri em compras com cartões em 2020

Related Posts