Como um raio pode provar a existência de matéria escura

Gary Hershorn / Getty Images)

Um grupo de cientistas relacionou a presença de matéria escura macroscópica ao aparecimento de relâmpagos “retos” extremamente raros .

Em um artigo publicado na revista Physical Review D, pesquisadores da Universidade de Toronto e da Case Western University de Ohio disseram que pedaços de matéria escura – conhecidos como “macros” – que velocidade através da atmosfera produziriam um “canal reto de plasma ionizado” que poderia fazer com que um raio parecesse reto “e, portanto, altamente distinto”.

“A matéria escura macroscópica (macros) é uma ampla classe de candidatos alternativos à matéria escura em partículas. Esses candidatos transfeririam energia para a matéria principalmente por meio de espalhamento elástico. Uma macro suficientemente grande passando pela atmosfera produziria um canal reto de plasma ionizado”, o grupo disse em março . “Se a seção transversal da macro é σx⪆6 × 10−9 cm2, então, sob condições atmosféricas propícias a raios (por exemplo, uma tempestade), o canal de plasma seria suficiente para semear um raio com um único líder.”

Comparativamente, eles notaram que um raio de raio comum é composto de uma “sequência de centenas ou milhares de líderes de poucos metros de comprimento” amarrados juntos. 

Além disso, a aparência de relâmpagos macroinduzidos extremamente rígidos não seria alterada por cisalhamento do vento ou instabilidades magneto-hidrodinâmicas .

“O único caso documentado fotograficamente de um relâmpago reto provavelmente não é reto o suficiente para ter sido induzido por macro”, disseram eles. 

De acordo com a NASA , os relâmpagos são feitos em nuvens de tempestade eletricamente carregadas que liberam energia – expelindo o que é considerado “golpes de líder” para um local com carga oposta: o solo ou outra nuvem .

Principalmente, a matéria escura – não deve ser confundida com a energia escura – é um mistério, e muito mais se sabe sobre o que não é do que o que é.

A matéria escura, diz a agência , é a matéria escura e não na forma de estrelas e planetas visíveis para a humanidade. Também não está na forma de nuvens escuras de partículas normais chamadas bárions, nem de antimatéria, nem de buracos negros do tamanho de galáxias .

“Ao ajustar um modelo teórico da composição do universo ao conjunto combinado de observações cosmológicas, os cientistas chegaram à composição que descrevemos acima, ~ 68% de energia escura, ~ 27% de matéria escura, ~ 5% de matéria normal, “A NASA disse em um post no site da NASA Science .

De acordo com a Smithsonian Magazine, que falou com os autores do relatório na quinta-feira , a teoria principal é que a matéria escura é feita de partículas elementares chamadas “partículas massivas de interação fraca” ou WIMPs . É uma ideia contrária às macros, a de que a publicação pretende voar pelo espaço a velocidades entre 150 e 300 milhas por segundo. Com Fox News

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Governo cria autarquia federal para coordenar segurança nuclear

Next Post

Chilenos escolhem independentes para reescrever Constituição

Related Posts