Stablecoins são opções de investimento após queda da Bitcoin

Country Manager da SatoshiTango, Guilherme Quintino aponta outros investimentos em moedas digitais além do BTC
Country Manager da SatoshiTango, Guilherme Quintino aponta outros investimentos em moedas digitais além do BTC. – Foto: Divulgação

O Bitcoin iniciou a semana em queda, após a repressão chinesa quanto a moeda digital no país. Apesar da mais popular e a primeira do segmento, essa queda pode gerar insegurança ao investir em BTC. Mas, “ao contrário dela e de outras altcoins (moedas alternativas que surgiram depois do Bitcoin), as stablecoins, são ativos criptográficos com valor estável, onde flutuações em seus valores não ocorrem com tanta frequência e que são uma opção de investimento nesse momento do mercado”, diz Guilherme Quintino, country manager SatoshiTango Brasil.

Guilherme, explica que uma stablecoin é um token digital cujo valor permanece estável. As mais comuns são geralmente garantidas por moedas fiduciárias (ou seja, euro, dólar, etc.). Da mesma forma, podem ser lastreadas por outros cripto-ativos ou, menos frequentemente, por algoritmos que garantem seu valor estável. É assim que elas alcançam parcialmente a sua estabilidade.

Os diferentes tipos de stablecoins existentes:

·        Vinculado à moeda fiduciária:

As stablecoins mais conhecidos estão relacionadas ao dinheiro tradicional, como o dólar ou o euro. Uma paridade fixa é estabelecida entre a criptomoeda e a moeda real: um certo número de unidades de stablecoins valem certas unidades da moeda fiduciária. Ao contrário das altcoins, a emissão dessas moedas é centralizada. Seu regulador é a empresa que possui o sistema de blockchain que os executa. Uma das mais relevantes é a USD Coin (USDC), criada pela Circle Internet Financial (e comercializada pela SatoshiTango) e atrelada ao dólar norte-americano. Existe também a Euro Stasis (EURS), ligada ao Euro, entre muitos outros.

·        Vinculado a criptomoedas:

Ao contrário de outras stablecoins, este novo tipo de stablecoin tem uma base descentralizada. Não está relacionada a uma moeda fiduciária ou commodity, mas está ancorada em outras criptomoedas. Ainda existem poucas criptomoedas desse gênero. Seu exemplo mais conhecido é a Dai, que está associado ao Éter. Seu preço fixo é 1 DAI = 1 USD. Se o valor da DAI ultrapassar 1 USD, o algoritmo oferece incentivos econômicos aos usuários do Ethereum para trocá-lo por DAI (baixando seu preço); Caso contrário, se o valor for inferior a 1 USD, são oferecidos incentivos para trocar DAI por ETH (aumentando o seu valor). Você também encontrará a DAI entre as opções de stablecoin que oferecemos para compra.

·        Apoiada por commodities:

Nesse caso, a lógica é bastante semelhante à dos criptos vinculados à moeda fiduciária. Uma certa quantidade de cripto tem uma paridade fixa com uma certa quantidade de um produto, como ouro, cobre ou petróleo. O positivo é que seu valor não depende do banco, mas sim do valor das matérias-primas, cujo valor varia de acordo com o contexto econômico global. Uma das mais conhecidas desse tipo é o Petro, a criptomoeda venezuelana, ligada ao valor do petróleo.

·        Não vinculada a outro ativo:

Chamada de seigniorage, seu mecanismo é bastante semelhante ao dos bancos centrais de cada país. Um valor fixo é definido (por exemplo: 1 criptomoeda = 1 dólar); Se o valor se afastar do preço estabelecido, a empresa proprietária da moeda emite ou adquire os tokens em circulação, para que a cripto volte ao preço originalmente estabelecido. Um exemplo é NuBits (USNBT), cujo algoritmo regula seu valor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Levantamento mostra que o home office tem deixado 85% das entrevistadas mais atarefadas; entre os homens da região, esse percentual é de 40%

Mulheres da região Sul estão mais sobrecarregadas que os homens com a rotina de trabalho e os cuidados com os filhos, revela pesquisa da Ticket

Next Post

Brasil perdeu mais de 80 mil milionários em 2020

Related Posts