Países das Américas levarão ação conjunta voltada para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU a encontro prévio na Roma

A “unidade na ação” começará a ser plasmada na capital italiana em julho. – Foto: Divulgação

Os países das Américas acordaram uma ação conjunta na Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU, que começa a partir deste mês, com vistas a assegurar que os produtores agrícolas sejam devidamente representados nesse foro global e se reconheça o seu papel central para a alimentação, dando o devido valor à atividade agropecuária, que deve ser parte das soluções dos desafios enfrentados no mundo.

A “unidade na ação” foi proclamada pelo Ministro de Desenvolvimento Agropecuário do Panamá, Augusto Valderrama, na sessão de um dos órgãos de governo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – o Comitê Executivo, presidido neste ano pelo Paraguai – e já começará a ser plasmada em Roma, onde em julho se realizará a Pré-Cúpula do foro global que busca estabelecer compromissos para transformar os sistemas alimentares.

Representantes dos 31 países que participaram da sessão do Comitê Executivo do IICA, conduzida pelo Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Moisés Santiago Bertoni, referendaram o documento “Principais mensagens na caminhada para a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares na perspectiva da agricultura das Américas”, endossando o trabalho coordenado pelo organismo do Sistema Interamericano especializado em desenvolvimento agropecuário e rural.

O documento contém 16 mensagens-chave (VER ANEXO) sobre o papel insubstituível da agricultura, as quais ressaltam que os produtores agropecuários e os trabalhadores dos sistemas alimentares são um elo imprescindível e central e que, sem produção agropecuária, não há matérias-primas para se transformar em alimentos.

As mensagens destacam, além disso, a agricultura como uma atividade fundamental para erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento rural e proteger o meio ambiente.

“Vemos que essas mensagens são muito claras, das melhores que tivemos em muitíssimo tempo. Têm a ver com a nutrição, o comércio internacional, o uso de termos de transparência e visibilidade, alimentos biofortificados. Felicito pelas mensagens e expresso o apoio de Trinidad e Tobago a todas”, disse Clarence Rambharat, Ministro da Agricultura, Solos e Pesca do país caribenho.

De Ottawa, James Breithauph, Diretor Adjunto de Relações Multilaterais, Negociações e Acordos Comerciais do Ministério da Agricultura e Alimentação do Canadá, manifestou o agradecimento do país norte-americano ao IICA “por participar do processo da Cúpula de Sistemas Alimentares e dar-nos essa lista de mensagens tão bem pensada. O Canadá está totalmente de acordo com o enfoque e as mensagens. Os produtores agrícolas são um dos fatores críticos dos nossos sistemas alimentares e devemos ouvir as vozes do campo nas deliberações da Cúpula: todas as decisões deverão basear-se na ciência, em evidência, sobretudo quando se tratar de temas de mudança do clima, comércio e inovação. A agricultura precisa ser uma parte essencial da solução”.

A Pré-Cúpula sobre Sistemas Alimentares se realizará de 26 a 28 de julho em Roma, com a participação do IICA, que integra a Rede de Campeões de Cúpulas – uma das estruturas organizativas do foro – a que se integrou na condição de representante dos setores agrícola e rural da América do Norte e da América Latina e do Caribe.

O Subsecretário de Coordenação Política do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Ariel Martínez, considerou que “o documento reflete os desafios comuns como Hemisfério. O IICA e os países refletem os interesses dos pequenos produtores, dos que trabalham dia a dia na produção de alimentos e fornecem ao mundo alimentos com inocuidade sanitária e qualidade”.

A autoridade argentina acrescentou que, “se algo se conseguiu com esse documento, foi pôr sobre a mesa, além do nosso papel preponderante em matéria de produção agropecuária, o fato de nos manifestarmos em conjunto, de maneira propositiva, e termos uma voz forte mostrando que trazemos soluções para desafios comuns”.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, ressaltou que o documento com as mensagens-chave da agricultura das Américas será levado à Pré-Cúpula em Roma e à Cúpula – que se realizará paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em Nova York – e, semanas antes, em 1º e 2 de setembro, à Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, a JIA (Junta Interamericana de Agricultura), órgão máximo de governo do IICA que reúne os 34 Ministros e Secretários de Agricultura do Hemisfério.

Acordo e mobilização

Depois do posicionamento claro do Canadá e da Argentina, os países deram apoio maciço às 16 mensagens e aprovaram uma resolução em que agradeceram ao IICA e ao seu Diretor Geral pelo trabalho desenvolvido em apoio à participação dos Estados membros no processo para a Cúpula. Também pediram que os esforços continuem até a Cúpula e que as mensagens sejam levadas ao foro de Roma.

“Levar a voz unida das Américas à Cúpula de Sistemas Alimentares é ser protagonista desse exercício mundial, porque somos os que produzimos alimentos para o mundo”, disse Flavio Bettarello, Secretário Adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura da Guiana, Zulfikar Mustapha, disse que “muitos países estão experimentando essas mensagens ressaltadas pelo Diretor Geral para transformar os nossos sistemas agroalimentares; na Guiana, estamos nos empenhando muito – aliás não só no país, mas no Caribe. O nosso Presidente, Mohamed Irfaam Ali, lidera uma força-tarefa de agricultura no Caribe e apresentou um documento à Comunidade do Caribe (CARICOM) com propostas de ações ministeriais para impulsionar os sistemas agroalimentares na região”.

Joe Hain, Diretor de Assuntos Multilaterais da Secretaria de Agricultura (USDA) dos Estados Unidos, expressou que o seu país “continua apoiando a Cúpula de Sistemas Alimentares e a meta de melhorar a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas alimentares do mundo todo, além de fornecer alimentos saudáveis, inócuos e acessíveis para todos. Estamos muito ansiosos por continuar trabalhando com o IICA e instamos a todos os membros do IICA a que utilizem as mensagens criadas para se preparar para a Cúpula em julho e setembro”.

O IICA organizou numerosos debates e atividades de preparação para a Cúpula, com diversos atores das cadeias produtivas, os quais serviram para fortalecer consensos sobre as ações necessárias para melhorar a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares.

Nesta linha, o Instituto propôs estabelecer como princípios gerais que os produtores agropecuários devem estar devidamente representados; que as decisões e as políticas a serem adotadas devem basear-se na ciência; e que a agricultura é parte da solução dos principais desafios enfrentados pela humanidade.

A partir desses princípios, redigiram-se as mensagens-chave que foram sendo modificadas de acordo com as contribuições recebidas em um exaustivo processo de discussão e agrupadas em quatro categorias: transformação dos sistemas agroalimentares; demanda dos consumidores e aspectos nutricionais; estratégias de produção e assuntos ambientais; e o papel das Américas.

“Cremos que os esforços do IICA na vanguarda dos diálogos virtuais centrados em desafios e oportunidades para a agricultura nas Américas nos levaram a um consenso que permitirá que as Américas falem na Cúpula como uma só voz, com enfoques inovadores para a agricultura. Nosso agradecimento ao Diretor Geral do IICA pela sua liderança nesses temas”, acrescentou Hain.

“Participamos da Quadragésima Primeira Sessão do Comitê Executivo do IICA com a intervenção de 31 países membros e uma agenda de trabalho destinada a consolidar o papel central da agricultura e a liderança das Américas na promoção de um desenvolvimento mais sustentável. Temos o objetivo de alcançar consensos no processo de transformação e fortalecimento para melhorar os sistemas alimentares frente à Cúpula Mundial”, disse por sua vez o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Víctor Villalobos.

O apoio também foi expresso pelo Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado; pelo Ministro da Agropecuária da Nicarágua, Edward Centeno; pelo Ministro da Agricultura de São Vicente e Granadinas, Saboto Caesar; e pelo Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Moisés Santiago Bertoni, bem como por altos funcionários dos ministérios da agricultura de Guatemala, Suriname, Bolívia, Equador e Colômbia, entre outros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Perda do olfato por covid-19 pode durar até um ano, diz pesquisa

Next Post

Sancionadas leis em SC sobre doação de bicicletas apreendidas e asfalto ecológico

Related Posts