Bolsonaro diz que “Brasil tem pressa” para ver mudanças no Mercosul

Bolsonaro muda discurso sobre obrigatoriedade do uso de máscara
Bolsonaro muda discurso sobre obrigatoriedade do uso de máscara. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participaram hoje da 58ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. O encontro serviu para encerrar a presidência da Argentina e iniciar a brasileira no comando do bloco.

O presidente afirmou que o “Brasil tem pressa” para ver mudanças no bloco: ” Não podemos deixar que o Mercosul continue a ser visto como sinônimo de ineficiência, desperdício de oportunidades e restrições comerciais. De modo a superarmos essa imagem negativa do bloco, o foco do Brasil tem privilegiado a modernização da agenda econômica do Mercosul”.

Além disso, ele criticou a atuação da Argentina no último semestre na revisão da tarifa externa comum (TEC). Vale lembrar que, atualmente, a TEC não é aplicada para brinquedos, setor automotivo e bens de informática.

Logo após assumir o comando do bloco econômico, Jair Bolsonaro avisou que não vai medir esforços para modernizar o grupo com o apoio dos demais países que fazem parte do Mercosul. Ás vésperas da reunião desta 5ª feira, o Uruguai anunciou que iniciará negociações de acordos comerciais com países de fora do bloco. Este assunto deverá ser o primeiro assunto a ser tratado no bloco na liderança brasileira. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Aumentos de preços de gás de cozinha e combustível devem alavancar o endividamento das famílias, que segundo pesquisa já está em cerca de 70%

Next Post
Alinhada às novas regras do Banco Central, a plataforma é novidade no mercado e oferece vantagens monetárias para investidor e empresários. - Foto: indice bovespa IBOV/Divulgação

IPCA registra 0,53% de alta no mês de junho, aponta IBGE

Related Posts