IPCA registra 0,53% de alta no mês de junho, aponta IBGE

Alinhada às novas regras do Banco Central, a plataforma é novidade no mercado e oferece vantagens monetárias para investidor e empresários. - Foto: indice bovespa IBOV/Divulgação
Alinhada às novas regras do Banco Central, a plataforma é novidade no mercado e oferece vantagens monetárias para investidor e empresários. – Foto: indice bovespa IBOV/Divulgação

A inflação de junho, calculada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo),  ficou em 0,53%, abaixo do índice registrado em maio, que foi de 0,83%, mas, acima do índice de abril, quando a variação foi de 0,31%. Com isso, o acumulado no ano atinge 3,22%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

Todos dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram variação positiva em maio, com destaque para o grupo habitação, que registrou alta de 1,78%, como explica o pesquisador Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

Ainda em habitação, destaca-se a alta da taxa de água e esgoto, consequência dos reajustes em São Paulo e em Curitiba. No Rio de Janeiro, houve a contribuição residual dos reajustes de 13%, em vigor desde 1º/05. O segundo maior impacto veio do grupo transportes, pressionado pela alta dos combustíveis. Na sequência, vieram saúde e cuidados pessoais, puxados pelo preço dos medicamentos, e alimentação e bebidas.

Em relação ao INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a variação em maio foi de 0,96%, acumulando alta de 8,90% nos últimos 12 meses. Houve variações positivas em todas as áreas investigadas. O menor índice foi registrado em Brasília, com destaque para as quedas nos preços das frutas.

Fonte: Agência Brasil

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Bolsonaro muda discurso sobre obrigatoriedade do uso de máscara

Bolsonaro diz que “Brasil tem pressa” para ver mudanças no Mercosul

Next Post

Abras aponta tendência de alta de preços em produtos da cesta básica

Related Posts