Mapa e Sebrae apresentam ações para mitigar incêndios em áreas rurais do Pantanal

Programa Pró-Pantanal visa reduzir o impacto das queimadas na economia local. – Foto: Istock/Divulgação

Com a seca no Pantanal ainda mais severa e generalizada o risco de queimadas na região é grande e todos os esforços estão sendo adotados para evitar que o fogo se alastre novamente, como ocorreu no ano passado, quando atingiu mais de 40% da área, afetando pelo menos 65 milhões de animais vertebrados nativos e quatro bilhões de invertebrados.

Nesta segunda-feira, 12, as 16h30 (hora de MT), pelo Youtube – http://bit.ly/live-pantanal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) faz live de apresentação de um conjunto de Ações de Mitigação de Incêndios em Áreas Rurais do Pantanal, incluindo Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal, iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que está sendo executado nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com vistas à recuperação econômica da região pantaneira por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território.

Será anunciada também uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para a realização de estudos, ações de mobilização, capacitação de multiplicadores e identificação de iniciativas, que estimulem a sustentabilidade ambiental e produtiva no contexto do desenvolvimento rural e da agropecuária pantaneira.

E ainda, para auxiliar nas estratégias de prevenção, também será lançado o Painel Risco de Incêndio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A ferramenta digital monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndio no Brasil.

Participam da live, a ministra Tereza Cristina, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, os governadores de MT, Mauro Mendes, e de MS, Reinaldo Azambuja; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coronel Hugo Djan Leite. Do Sebrae MT, o diretor-superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, estará presencialmente no evento em Brasília, já por Mato Grosso do Sul, participam o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Brasileiro Roit Bank ganha prêmio internacional por criar robôs contador, fiscal e financeiro

Next Post

Brivia conquista conta da Hacasa e reforça expansão em Santa Catarina

Related Posts