Pesquisa da Fiocruz mostra eficácia da vacina de covid- 19 em idosos

A técnica de enfermagem, Maria Glória Borges de Castro é vacinada contra a covid-19. Foto: Tânia Rego – Agência Brasil

As duas doses da vacina contra a covid-19 em idosos de 60 a 80 anos garantem uma proteção de 79,8% e nos acima de 80 anos, de 70,3%. Os dados são de uma pesquisa feita pela  Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, considerando a imunização com a CoronaVac e a AstraZeneca. A pesquisa foi feita com base em registros de hospitalização e morte por síndrome respiratória aguda grave, e permitiu avaliar a efetividade em relação à redução de casos graves e óbitos.

O estudo mostra que as duas vacinas têm taxas diferentes. Na CoronaVac, por exemplo, a efetividade para pessoas com esquema vacinal completo é de 79,6% para pessoas com 60 a 79 anos e de 68,8% em idosos com 80 anos ou mais.

Para a AstraZeneca, no entanto, não foi possível avaliar a efetividade com o esquema vacinal completo, já que a segunda dose só é aplicada três meses depois da primeira.

Naqueles que receberam pelo menos a primeira dose da AstraZeneca, a efetividade chegou a 81,7% para pessoas com 60 a 79 anos e de 62,8% naqueles com 80 anos ou mais.

O grupo de pesquisadores envolvidos no estudo afirma que os dados obtidos até este momento refletem principalmente as evidências de proteção da vacina para a variante gama, encontrada em Manaus. 

A nota técnica divulgada pela Fiocruz destaca ainda que o relaxamento de medidas restritivas e do uso de máscaras podem influenciar no aumento de infecções por covid-19.

Fonte: Agência Brasil

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Defesa Civil repassa R$ 1,3 milhão a municípios atingidos por desastres naturais

Next Post

Setor de serviços acumula alta de 2,5%, segundo o IBGE

Related Posts