Incêndio atinge depósito da Cinemateca Brasileira

Foto: Reprodução/Ariane Breyton/G1

Um grande incêndio atingiu o depósito da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quinta-feira. O galpão fica no bairro de Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital paulista.

Os bombeiros foram chamados por volta das 18h para combater o fogo em um dos galpões. No local, há um conjunto deles, em um espaço de 6.356 m² de área construída. Parte do acervo fica guardado ali. No entanto, o incêndio não ocorreu na sede da entidade, que fica no bairro de Vila Mariana.

Até o momento não houve confirmação de vítimas. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Palumbo, no depósito há materiais altamente inflamáveis. Já em entrevista à TV Globo, a diretora-executiva da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora Mourão, lamentou que o galpão atingido pelo fogo era o único em uso dentre os galpões da Cinemateca. No local, ela contou que são armazenados documentos e filmes de longas e curta-metragens, um “acervo relevante”.

Vale lembrar que no ano passado um temporal alagou o galpão e parte do acervo já havia sido comprometido. Na época, não foi informado quantos itens foram afetados. Em 2016, um outro incêndio, este do lado da sede, consumiu cerca de 500 obras do acervo.

Há exatamente um ano, em julho de 2020, o Ministério Público Federal de São Paulo chegou a entrar com uma ação judicial contra a União em razão do abandono da Cinemateca Brasileira. No processo, a promotoria informou que os locais possuíram graves problemas como risco de incêndio, falta de vigilância, atrasos nas contas de água e luz, e atraso no pagamento de salários. Em maio, o processo foi suspenso depois que o governo assumiu o compromisso de mostrar as ações implementadas para preservar o patrimônio no prazo de até 45 dias.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Pela 1ª vez, astrônomos detectam luz por trás de buraco negro

Next Post

Receita Federal paga mais um lote de restituição do IR

Related Posts