Médico cardiologista alerta sobre os cinco sinais de trombose venosa profunda

Dr. Roberto Yano, cardiologista, especializado em marca-passo explica sobre os principais sintomas causados pela doença

 A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo entope uma veia da perna e isso acaba impedindo a passagem de sangue por esse vaso, ou seja, o sangue não consegue voltar direito para o coração e a região afetada começa a apresentar sinais e sintomas. 

Segundo o Dr. Roberto Yano, médico cardiologista especializado em marca-passo, a TVP é relativamente comum e acomete 50 pessoas dentre 100 mil habitantes. Além de ser mais comum após os 60 anos de idade e aumentar exponencialmente com o envelhecimento. 

Conforme o cardiologista, a TVP pode ser assintomática ou apresentar alguns sinais, os cinco principais são inchaço de somente uma das pernas; dor repentina; vermelhidão na perna afetada; aumento da temperatura na perna com a doença; e endurecimento da perna.  

De acordo com o Dr. Roberto Yano é muito importante saber quais são os fatores de risco da TVP para que possamos estar em alerta e para prevenirmos a doença. Entre eles estão o histórico familiar; gravidez e parto; obesidade; cirurgias no quadril e nas pernas; uso de medicamentos que interferem na coagulação; pessoas acamadas ou imobilizadas após uma cirurgia, por exemplo; uso de anticoncepcional; e idade acima dos 60 anos. 

Para evitar uma trombose venosa profunda o doutor cita algumas medidas básicas como realizar exercícios físicos por pelo menos 150 minutos na semana; evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso; ter uma dieta balanceada; e evitar ficar muito tempo na mesma posição. 

Por fim, a orientação do especialista é que a pessoa vá imediatamente ao pronto atendimento caso apresente os sinais citados. “O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitarmos o risco de o indivíduo evoluir para um tromboembolismo pulmonar”, alerta o Dr. Roberto Yano.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

3 erros que interrompem uma dieta e a pessoa não sabe

Next Post

Aumenta casos de bruxismo durante a pandemia; entenda

Related Posts