Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca

Dois casos atípicos da doença conhecida como ‘mal da vaca louca’ foram confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento neste sábado. As ocorrências foram reconhecidas em frigoríficos de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Como consequência, o governo brasileiro decidiu suspender, temporariamente, as exportações de carne bovina para a China. A decisão se dá em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os dois países. 

Segundo nota do Ministério, estes são o quarto e quinto casos atípicos registrados no país em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou ocorrência de caso clássico de ‘vaca louca’

O Ministério da Agricultura explica que os casos atípicos ocorrem de maneira espontânea e esporádica e não estão relacionados à ingestão de alimentos contaminados. 

E esclarece que todas as ações sanitárias para diminuir os riscos foram concluídas antes mesmo da divulgação do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal, que fica no Canadá.

Uma vez que a ocorrência de casos atípicos de ‘vaca louca’ não são considerados pelo organismo internacional para mudança do status de risco do país, o Brasil mantém sua classificação de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos, segundo o Ministério da Agricultura.

Fonte: Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estudantes brasileiros podem economizar até R$ 175.000,00 no valor total das mensalidades de um programa de graduação de quatro anos na UCW

Inep divulga os gabaritos oficiais do Encceja

Next Post

Vacinação nacional de adolescentes começa em 15 de setembro

Related Posts