Morre o ex-presidente de Portugal Jorge Sampaio

Morreu nesta sexta-feira o ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Ele tinha 81 anos, sofria de problemas cardíacos e estava internado desde o final de agosto com dificuldades respiratórias no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. Ele ocupou a presidência do país entre 1996 e 2006, além de ter sido secretário-geral do Partido Socialista e prefeito de Lisboa.

Sampaio nasceu na capital portuguesa em 1939 em uma família burguesa e entrou para a política quando estudava Direito, e se destacou por liderar as greves universitárias de 1962. Logo que se formou, defendeu vários presos políticos.

Em 1978, se filiou ao Partido Socialista fundado por Mário Soares (1986-1996), seu antecessor na presidência de Portugal. Foi deputado durante muitos anos, e se tornou secretário-geral do partido em 1989. Foi naquele período que se elegeu prefeito de Lisboa.

Após exercer o segundo mandato na presidência do país, Jorge Sampaio foi enviado especial da ONU para uma iniciativa contra a tuberculose. Também foi representante da Aliança das Civilizações, que promovia iniciativas para superar as incompreensões entre culturas e religiões. Mais recentemente, Sampaio também liderou uma rede de apoio a estudantes sírios.

Ele foi casado com Maria José Ritta, com quem teve dois filhos: Vera e André.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Vem aí novas regras para pagamento e transferência internacionais

Next Post

Estudo da Unifesp revela alto consumo de álcool entre idosos

Related Posts