Nutrição e atividade física podem ajudar no tratamento da depressão

A nutricionista e coach de saúde Dani Borges abandonou a engenharia para se dedicar à nutrição, após desenvolver quadro de depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população. Além disso, o país é também um dos líderes mundiais em casos de ansiedade. Existem diversas causas que podem levar ao desenvolvimento de um quadro depressivo como traumas psicológicos, situações estressantes, ansiedade crônica, descoberta de outras doenças, dentre tantos outros motivos.

No caso da nutricionista, modelo fitness e coach de saúde Dani Borges, o problema começou após uma mudança marcante no trabalho. A, então engenheira, tinha um estilo de vida diferente dos demais colegas de trabalho e, por vezes, não conseguia acompanhá-los nas atividades que realizavam, “Me marcou muito que tinha uma pontuação, na qual para você subir de cargo tinha que ‘socializar’. Eu não era de beber e eu levava minha marmita, porque aquilo me fazia bem. A partir do momento que eu tive que começar a abdicar um pouco do estilo de vida que eu gostava, eu não consegui mais enxergar um propósito daquilo que eu estava fazendo”, lembra a nutricionista.

A junção das dificuldades de interação social com outros fatores sobre a rotina fizeram com que Borges apresentasse um quadro de depressão profunda, “A vontade que dava era de sentar em um cantinho e chorar”, desabafa. Porém, após um processo de autoconhecimento, a nutricionista começou a alterar pequenos hábitos do dia a dia, “Eu tirei uma licença no trabalho, tive tempo e criei um instagram para compartilhar a minha vida como se fosse um diário”, explica.

Dani Borges

Na internet, a influenciadora se encontrou e decidiu mudar de profissão, começou a cuidar mais da alimentação, se tornou competidora do World Beauty Fitness and Fashion Pro (WBFF PRO) e, por fim, resolveu resgatar um sonho de pré-vestibular e se tornar nutricionista, “Comecei a ver mais propósito naquilo que eu fazia, não é o dinheiro que você ganhe e o cargo que tem que te influenciar. Você fazendo o melhor que você pode, o resultado vem”, orgulha-se.

A partir disso, a energia de Dani Borges foi voltando e o quadro de depressão foi sendo aliviado, “Eu tinha um objetivo e um propósito, o que me libertou foi um novo propósito de vida. A nutrição me escolheu e não eu que escolhi ela”, relembra. A nutricionista chama atenção para o fato de que a luta contra a depressão é diária, “Você só consegue lutar diariamente, se você encontrar algo maior que você, um propósito. Quando a gente tem depressão é muito difícil, é preciso achar um ponto de equilíbrio”, aconselha.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Funcionários não podem recusar volta ao trabalho presencial, explica advogado

Next Post

Cigarros eletrônicos, ou Vapes, podem agravar quadros de calvície e causar queda capilar? Especialista explica

Related Posts