Estudo revela que Omicron é mais transmissível, mas causa quadros infecciosos menos severos

Em estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong (HKUMed, na sigla em inglês), os cientistas avaliaram a capacidade de replicação da variante Ômicron do coronavírus e indicaram que ela pode ser mais transmissível. No entanto, ela pode causar quadros infecciosos menos severos. Eles destacaram ainda que, mesmo com severidade reduzida, o risco global da linhagem é “provavelmente muito significativa”.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram tecidos pulmonares para analisar como a cepa original do novo coronavírus, a Delta e a Ômicron infectam o trato respiratório humano. Segundo a escola, a pesquisa ainda está sendo analisada por pares antes de ser publicada em uma revista científica.

Quando comparada às outras duas cepas, a Ômicron se multiplica 70 vezes mais rapidamente nos brônquios humanos (estruturas com formato de tubo que ligam traqueia e pulmões, cuja função é encaminhar ar para esses órgãos). Para os cientistas, isso pode explicar por que a linhagem detectada na África do Sul é mais transmissível – como indicaram evidências preliminares citadas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, no tecido pulmonar, formado pelos alvéolos (responsáveis pela troca gasosa que leva oxigênio ao sangue), a replicação da nova variante parece ser menos eficiente, um indício de que a doença causada por ela pode ser menos severa. A Ômicron se multiplica cerca de 10 vezes mais devagar do que a Delta e a original, apontou o estudo. Em quadros graves da covid, o vírus ataca principalmente os alvéolos. A inflamação desses “sacos de ar” os enche de líquido, o que prejudica a troca gasosa. Assim, o sangue não consegue receber a quantidade adequada de oxigênio nem eliminar o gás carbônico, causando falta de ar.

Segundo o líder da pesquisa, Michael Chan Chi-wai, a severidade de uma doença não é determinada apenas pela capacidade de replicação do vírus, dependendo também da resposta imune do paciente. “Ao infectar muito mais pessoas, um vírus infeccioso pode causar doenças mais graves e morte, embora o vírus seja menos patogênico”, alertou. Ele também citou que estudos recentes feitos pelas equipes dele mostraram que “a variante Ômicron pode escapar parcialmente da imunidade proporcionada pelas vacinas e infecções anteriores”. Por isso, avalia que a ameaça global da nova cepa é “provavelmente muito significante”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Deficiência em vitamina D torna a pessoa mais suscetível ao coronavírus e complicações da doença

Next Post

Saiba como as novas ferramentas tecnológicas podem ajudar no ensino de português e matemática para crianças

Related Posts