Brasileira descobre 25 asteroides por telescóspio

Foto: Freepik

Uma estudante brasileira receberá uma premiação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, graças à uma descoberta valiosa: A jovem Verena Paccola, graduanda na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, encontrou 25 asteroides para a Nasa.

A estudante passou por um treinamento com cientistas da agência espacial norte-americana, e por isso passou a receber pacotes de imagens capturadas por um telescópio do Havaí. Numa dessas análises, ela se deparou com a novidade: “Eu analisava esse pacote de imagens. São quatro imagens piscadas em sequência para mim. Elas são tiradas com diferença de segundos entre cada uma. Então eu via se tinha alguma coisa se movendo”, contou.

Para confirmar a descoberta, a jovem de 22 anos revela como foi o processo. Ao notar a presença de algum objeto em movimento nas imagens, ela fazia uma análise numérica para identificar se havia padrão de asteroide. Os relatórios com esses dados eram enviados à Universidade de Harvard para confirmação da descoberta.

A novidade não termina somente com a descoberta. Tanto que, dos 25 asteroides encontrados, um deles é raro. Categorizado como “asteroide fraco”, um desses achados faz parte de um grupo de objetos que podem colidir com a Terra.

Antes de se alarmar, a Nasa ainda estuda a órbita do asteroide para identificar a dimensão do objeto e se há possibilidade de colisão com o nosso planeta.

Além disso, a jovem estudante explica que “o espaço é muito gigante para o tamanho da Terra. Então a probabilidade de um asteroide colidir com a Terra e causar algum efeito é muito pequena”.

Mesmo atuando na área de medicina, a jovem agora vislumbra uma carreira onde possa unificar seus talentos: “Eu não trocaria a medicina por nada, mas agora que estou tendo mais estímulo na área espacial, vamos vendo. Uma medicina espacial, talvez, não sei”, avalia.

Graças à descoberta, Verena recebeu medalhas, certificados e troféu do ministro Marcos Pontes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Hospital Estadual cria mural com ideias de autocuidado para manter a saúde mental

Next Post

Vacinar ou não as crianças?

Related Posts