Algoritmo que detecta fake news é criado por brasileiros

Imagem: Reprodução/Pexels

A plataforma online que foi desenvolvida por especialistas da Universidade de São Paulo (USP) detecta as fakes news através da análise de algumas palavras ou frases.

Um algoritmo que detecta uma notícia falsa, ou como popularmente conhecemos como “fake news’’ com até 96% de precisão, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). 

De acordo com os resultados dos experimentos, a plataforma reúne uma série de modelos matemáticos que, por meio da inteligência artificial e do aprendizado de máquinas, determinam a probabilidade de uma notícia ser falsa ou verdadeira. 

A ferramenta funcionará no site www.fakenewsbr.com, e será calibrada, além de passar por novos testes ao longo dos próximos meses, período marcado justamente pela pandemia da covid-19 e também pelas eleições previstas para acontecer em outubro de 2022.

O estatístico Francisco Louzada, um dos coordenadores do projeto, diz em entrevista ao BBC News que a proposta é trazer uma análise objetiva, feita por meio de inteligência artificial, à avaliação subjetiva que os seres humanos fazem quando avaliam a veracidade de um texto jornalístico.

“Nós aliamos diversos modelos matemáticos que são capazes de identificar se uma notícia corresponde à realidade dos fatos ou não”, explica o pesquisador, que também é diretor de transferência tecnológica do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cepi-Cemeai), que reúne diversas instituições e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Nós colocamos os modelos para analisar mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos. Depois, confrontamos a plataforma com uma base de textos com informações falsas ou verdadeiras. O índice de precisão está em torno de 96%”, explica Francisco.

Ao final dos primeiros testes, a plataforma passará por constantes atualizações e melhorias, até porque as notícias falsas se adaptam e mudam com o passar do tempo, antecipa o especialista.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Cyberbullying: violência virtual desencadeia casos de depressão e suicídio

Next Post

Conheça a estratégia de marketing que ajuda a fortalecer a imagem das empresas

Related Posts