Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode afetar o Brasil

Imagem: Reprodução/Pexels

Conflito pode ser responsável por elevação de preços em commodities

Há quase dois dias o mundo está em alerta vermelho após a invasão russa à Ucrânia. A tensão, que vinha acontecendo há semanas, culminou em bombardeios em Kiev, capital ucraniana, nas primeiras horas da madrugada de quinta-feira, dia 24.

A comunidade internacional está preocupada, e cada nação já está analisando quais impactos o conflito irá causar em suas economias e outros aspectos. De acordo com a Forbes, alguns efeitos da guerra entre os dois países poderão ser sentidos nas pressões inflacionárias e na redução das perspectivas de crescimento econômico.  

O Brasil pode sentir essas consequências especialmente no que tange às commodities, acarretando em uma inflação ainda maior do que a sofrida pelo país atualmente. A Rússia e a Ucrânia são grandes exportadoras de commodities como trigo, milho e petróleo. Assim, o maior país da América Latina pode sofrer com um aumento no preço dos combustíveis, que já estavam altos em decorrência da pandemia. 

Além disso, a maior parte dos fertilizantes importados pelo Brasil são russos, e esses produtos são produzidos a partir de gás natural. Como resultado desse cenário, a agricultura brasileira deve ser impactada, causando um possível aumento nos preços dos alimentos. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Rússia x Ucrânia: novas sanções são aplicadas por países contra russos

Next Post

Tecnologia de vacina de RNA tem acesso expandido pela OMS para cinco países

Related Posts