Rússia x Ucrânia: novas sanções são aplicadas por países contra russos

(Imagem: Reprodução/Pixabay/Pexels

A invasão da Rússia a Ucrânia iniciada na última quinta-feira, 24, pelo presidente russo Vladimir Putin, provocou uma onda de sanções internacionais contra Moscou. Após a reunião líderes da cúpula, a União Europeia (UE) anunciou uma série de sanções contra a Rússia nos setores de energia, finanças e transportes, mas sem incluir até o momento a rede bancária Swift, que permite receber ou emitir pagamentos em todo o mundo.

O objetivo do endurecimento dessas medidas é justamente limitar o acesso da Rússia aos mercados de capitais europeus. Segundo a AFP, em rascunho do projeto as medidas a serem tomadas também incluem o veto à exportação de tecnologia, peças e serviços de aeronáutica e aeroespaciais, assim como de equipamentos para reforma de refinarias de petróleo.

As novas sanções também afetam grandes personalidades nos círculos de poder, com o congelamento de ativos ou proibição de entrada no território da UE, incluindo pessoas próximas a Putin. Até o momento, o ataque contra a Ucrânia já resultou em mais de 137 mortos, além de mobilizar milhares de ucranianos a buscar abrigos em países vizinhos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Primeiro lote de vacinas com produção inteiramente brasileira é apresentado pela Fiocruz

Next Post

Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode afetar o Brasil

Related Posts