Primeiro autoteste que utiliza saliva para detectar Covid-19 é aprovado no Brasil

Autoteste no Brasil
(Foto: Kampus Production/Pexels)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (25), mais um autoteste de Covid-19. Dessa vez, o produto é o primeiro que utiliza a saliva para detectar o vírus. A entidade já havia legalizado o uso de testes que usam o swab nasal, e, com a mais nova aprovação, já são quatro itens autorizados no país. 

Os registros dos novos produtos estão contidos na Resolução – RE nº 605, de 24 de fevereiro de 2022, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Para que fossem aprovados, a Anvisa levou em consideração a segurança, o atendimento aos requisitos legais e o desempenho dos autotestes.

O teste que utiliza a saliva será fabricado no Brasil, e é chamado “COVID Ag Oral Detect”, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica LTDA. Ao utilizá-lo, o indivíduo terá que cuspir a saliva em um copo, e o kit contém um cotonete, que será usado apenas para garantir que a quantidade certa do líquido seja transferida para o tubo de extração.

A Anvisa deixou claro que um dos principais pontos de análise são as instruções de uso, que devem estar em linguagem simples e que permitam a qualquer pessoa entender as orientações e realizar o teste da maneira correta.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Brasil é um dos países que mais baixou aplicativos no mundo

Next Post

Finlândia abrirá primeiro repositório permanente do mundo para resíduos nucleares

Related Posts