A vida secreta dos fungos, conheça fatos surpreendentes sobre esses organismos

Foto: Pexels

Como todos sabemos bem os fungos são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Pensando nisso separamos 10 fatos sobre esses organismos que vão te surpreender. As informações são do portal BBC News.

Muitas pessoas estão familiarizadas com os cogumelos comestíveis ou com o mofo por trás da penicilina. Mas os fungos possuem uma série de funções vitais, desde ajudar as plantas a extrair água e nutrientes do solo e fornecer matéria-prima para medicamentos que podem reduzir o colesterol no sangue ou permitir transplantes de órgãos.

Além de serem elementos promissores nos estudos que buscam novas formas para decompor plásticos e gerar novos tipos de biocombustíveis, eles possuem um lado mais sombrio: devastando árvores, lavouras e outras plantas em todo o mundo, e exterminando animais como anfíbios.

Os fungos estão em um reino próprio, mas são mais próximos dos animais do que das plantas, existem pelo menos 350 espécies são consumidas como alimentos, incluindo trufas, que podem ser vendidas por milhares de dólares cada, Fusarium venenatum, conhecido também como quorn, um substituto de carne, e aquelas presentes na pasta marmite (tradicional no Reino Unido) e nos queijos. Também há evidências que sugerem que leveduras, um tipo de fungo, eram usadas para produzir a bebida alcoólica hidromel há 9 mil anos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Pela primeira vez a ciência consegue reverter envelhecimento de óvulos

Next Post

África luta para não virar lixão de plásticos do mundo

Related Posts