Imagem captada por telescópio mostra misteriosos círculos de rádio no espaço

Créditos: Telescópio MeerKAT

Recentemente, o telescópio MeerKAT, do Observatório de Radioastronomia da África do Sul, capturou uma imagem que mostra um novo tipo de objeto misterioso no espaço. Os objetos espaciais, na verdade, já foram captados anteriormente, ainda em 2020, e são conhecidos como círculos de rádio ímpares, ou ORCs. 

Os círculos foram encontrados, pela primeira vez, em imagens captadas pelo telescópio australiano SKA Pathfinder, operado pela agência nacional de ciências da Austrália, a CSIRO, ou Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth. Os cientistas afirmam que os objetos são anéis espaciais massivos que medem cerca de um milhão de anos-luz de diâmetro – 16 vezes maior que a Via Láctea.

Os astrônomos acreditam que os círculos encontrados levam um bilhão de anos para atingir seu tamanho máximo, e são tão grandes que conseguiram se expandir para outras galáxias. A nova imagem, capturada pelo MeerKAT, fornece mais detalhes e informações sobre o estranho achado.  

Até agora, os únicos cinco círculos de rádio encontrados no espaço só foram captados por telescópios capazes de observar através de comprimentos de onda de rádio. Aqueles que se utilizam de luz visível, infravermelho e raios-X ainda não conseguiram detectar os anéis. O telescópio MeerKAT opera desde 2018, e possui um conjunto de 64 antenas de rádio, e o seu achado permitirá a realização de um estudo mais aprofundado sobre os círculos de rádio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Entenda como funcionam os superiates dos oligarcas russos

Next Post

Telegram assina acordo de adesão a programa do TSE após proibição

Related Posts