Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Dermatologista, Dr. Rafael Soares, explica sobre os prejuízos desconhecidos que o açúcar pode trazer para a pele

O açúcar é um dos produtos mais consumidos do mundo. Os doces, por exemplo, são alimentos queridinhos de boa parte da população. Que o excesso de açúcar pode causar doenças metabólicas, todos sabem. Porém, o consumo de açúcar pode trazer diversos outros prejuízos para a saúde, como o envelhecimento da pele. “Isso acontece por conta da “glicação”, um processo em que os açúcares e carboidratos simples “grudam” em proteínas, ocasionando a quebra funcional delas, que não conseguem desempenhar os seus papéis”, explica o dermatologista, Dr. Rafael Soares.

De acordo com ele, este processo de “glicação” pode ocorrer na pele com o colágeno e com a elastina, o que facilita o aparecimento de rugas e de marcas de expressão, além de ocasionar a flacidez. “ É uma ação tão prejudicial quanto a dos radicais livres em nossa pele”, opina o médico.

Para evitar a glicação, é necessário manter uma alimentação balanceada, reduzir o consumo de alimentos processados, com alto índice glicêmico e optar por alimentos antioxidantes. Além disso, pode-se também utilizar dermocosméticos e cosmecêuticos com produtos antiglicantes e antioxidantes para auxiliar na manutenção da elasticidade da pele.

O médico acredita que o uso do colágeno de maneira preventiva também pode ajudar os pacientes que estão sofrendo com essa perda de elasticidade. “Para escolher o melhor colágeno é importante considerar a qualidade do produto, a riqueza de colágeno tipo 1, a forma hidrolisada para facilitar a absorção e a associação com antioxidantes”, aconselha.

Soares afirma ainda que não se deve dar preferência aos colágenos exclusivamente do tipo 02, pois tem ação voltada para as articulações; do tipo 03, por ser muscular e do tipo 04, porque é ligado aos vasos sanguíneos. Por fim, pode-se associar todas essas mudanças de hábitos ao uso de tratamentos como o Ultraformer III e o Zaffiro, que têm efeito lifting e regenerador de colágeno para o rosto e corpo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Economia: Dólar sobe 4% e fecha a R$ 4,80

Next Post

Miomas podem ser causadores de aborto

Related Posts