Em uma decisão liminar na última semana, a Justiça do Rio decidiu que bares e restaurantes da cidade podem fechar às 20h, e não às 17h, como havia determinado o prefeito Eduardo Paes.
A ação judicial foi impetrada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Rio (Abrasel-RJ), que argumentou o “tratamento diferenciado” recebido para alguns setores, que poderiam fechar às 20h. Enquanto isso, bares e restaurantes estavam autorizados a abrir entre 6h e 17h.
Por outro lado, a Prefeitura do Rio já confirmou que vai recorrer da decisão “por entender ser insuficiente o fechamento a partir das 20h”. Nas redes sociais, Paes publicou que a cidade teve um aumento de 16% nos atendimentos nas redes de urgência e emergência da cidade relacionados à Covid-19.
Além disso, a prefeitura divulgou uma nota confirmando que, “de acordo com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Ordem Pública, o horário das 17h, que consta no decreto, foi estabelecido a partir de orientação técnica para diminuir a circulação de pessoas, evitar aglomeração e garantir o distanciamento social. Somente este ano, das 284 infrações sanitárias, mais de 87% foram realizadas no período noturno, evidenciando este ser o horário com mais pontos de aglomeração e descumprimento das regras por parte da população”.
As medidas restritivas em vigor estão valendo até amanhã (11).