A Cisco do Brasil anuncia hoje parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio à Iniciativa BNDES Educação Conectada, que tem como objetivo promover projetos de incorporação de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O apoio é parte do programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo (BDI), lançado em maio de 2020 para promover e acelerar a digitalização de setores críticos para o país, como educação e saúde.
Os projetos promovidos no âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada têm como premissa que o uso de ferramentas digitais nas escolas públicas de forma efetiva requer primeiramente a definição de uma visão estratégica para incorporação da tecnologia nas práticas pedagógicas. A partir dessa visão, os projetos preveem ações e investimentos para a implantação dos recursos educacionais digitais, da infraestrutura digital e a capacitação de professores e equipes em práticas de ensino mediadas por tecnologia.
O acordo foi celebrado durante um evento virtual, que contou com participação de executivos da Cisco e do BNDES. O projeto conjunto inclui o desenvolvimento e implantação de um modelo de escola conectada e inteligente em parceria com algumas secretarias de Educação no Brasil, que fazem parte da iniciativa liderada pelo BNDES.
Há mais de 25 anos no Brasil, a Cisco tem trabalhado para ajudar a construir um futuro inclusivo para todos e vê na educação o pilar fundamental para essa transformação do país e da sociedade. A parceria com o BNDES e o apoio à Iniciativa Educação Conectada estão alinhados com essa missão ao contribuir para reflexão e validação de uma visão para o futuro da educação pública no país, na qualidade do ensino e do aprendizado, e o papel da tecnologia nesta transformação e na construção de um Brasil mais igualitário e com oportunidades para todos.
Além da Cisco, a Iniciativa BNDES Educação Conectada tem como parceiros o Ministério da Educação (MEC), Fundação Lemann, Itaú Social, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), entre outros, que formam um ecossistema de organizações com papéis fundamentais e estratégicos no desenho, implementação e monitoramento dos projetos propostos.
A principal contribuição da Cisco ao programa é participar do desenho, implementação e validação da infraestrutura de conectividade e segurança necessária para viabilizar a transformação das escolas e das práticas pedagógicas educacionais na nova era pós-pandemia, considerando modelos on-line e híbridos de ensino e aprendizagem, que serão fundamentais na digitalização do setor de educação no Brasil.
Além da infraestrutura digital, a Cisco também irá participar e apoiar a capacitação de professores e alunos para a melhor utilização das novas ferramentas e recursos educacionais digitais, entendendo que o sucesso do projeto depende primordialmente de seus envolvimentos para abraçar estas novas ferramentas e perceberem o impacto destas tecnologias durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
“Mais do que nunca a tecnologia tem sido uma grande aliada para conectar alunos e professores, apoiar as novas práticas e metodologias ativas na educação. A parceria com a Iniciativa BNDES Educação Conectada é de extrema relevância para repensarmos e validarmos de forma holística e estruturada, as transformações que queremos para a educação no país, impulsionando assim uma trajetória de transformação social e econômica do Brasil”, afirma Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco. “No Brasil, temos 48,8 milhões de alunos na educação básica. Desses, mais de 81% dos estudantes estão matriculados na rede pública de ensino. Nosso objetivo é trabalhar para que uma parcela cada vez maior destes alunos tenha acesso a soluções e tecnologias digitais e inovadoras, um meio para podermos chegar a uma educação melhor e mais inclusiva”.
“Buscamos com essa Iniciativa apoiar projetos que, além de transformar a realidade da educação nos estados e municípios participantes, gerem conhecimento das formas de adoção da tecnologia em redes públicas. A Iniciativa é, portanto, uma ação ampla e o apoio de parceiros é fundamental para potencializar a aumentar a efetividade dos investimentos e das ações”, afirma Conrado Leiras Matos, chefe do Departamento de Educação e Investimentos Sociais do BNDES.
Para mais informações sobre o programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo (BDI), acesse https://www.cisco.com/c/m/pt_br/brasil-digital-e-inclusivo.html
Estudo sobre o impacto da tecnologia na educação
A Cisco também lança nesta quinta-feira o estudo Escola Conectada, que destaca como o uso de tecnologias aplicadas à educação pode revolucionar a experiência do aprendizado. O trabalho traz um panorama geral da educação no Brasil nas últimas décadas, com dados gerais e exemplos de iniciativas que foram e vem sendo desenvolvidas, e apresenta um panorama futuro sobre quais tecnologias podem ser adotadas no processo de ensino-aprendizado nos próximos anos.
O estudo também trata sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação, que trouxe à tona uma série de novos desafios e dificuldades, mas também teve um papel importante para aceleração de testes e usos de mais tecnologias no setor.
Para acessar o estudo completo, acesse: link