Autoridades sanitárias do Rio de Janeiro informaram que estão monitorando todos os moradores do estado que tiveram contato com um o caso confirmado da variante indiana do coronavírus. A nova cepa, chamada de B.1.617 foi detectada em um morador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que testou positivo para Covid-19 após retornar de uma viagem da Índia. A Secretaria de Estado de Saúde informou que essas pessoas foram orientadas a cumprir isolamento e avisar as autoridades sanitárias caso apresentem qualquer sintoma da doença.
O paciente infectado com a variante indiana segue em quarentena no Rio, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 29 pessoas que tiveram contato com ele e moram na cidade foram testadas para covid-19. O grupo é monitorado pela vigilância epidemiológica, segundo informações do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele ressaltou que até o momento, não há a confirmação de nenhum outro caso.
Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu que os protocolos de prevenção seguem os mesmos, independentemente da identificação da variante. Toda a população, mesmo quem já foi vacinado, deve continuar com as medidas como lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomeração.
A pasta também informou que está discutindo com a Anvisa a possibilidade de instalar barreira sanitária em voos domésticos que chegam ao Rio de Janeiro.
A identificação da cepa indiana do coronavírus foi feita a partir do sequenciamento genético do paciente, de 32 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no último sábado. Esse passageiro fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para o município de Campos dos Goytcazes.