A CPI da Pandemia teve nessa sexta-feira os depoimentos do servidor do ministério da Saúde Luís Ricardo Fernandes Miranda, e de seu irmão, o deputado federal Luís Claudio Fernandes Miranda. Eles falaram sobre a negociação da compra de vacinas Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.
Luís Ricardo, atualmente chefe de importação do Ministério da Saúde desde 2018, já havia dado depoimento ao Ministério Público Federal no final de março. O MPF investiga a compra de 25 milhões de doses da Covaxin, ao preço de R$ 80,70 a dose, o equivalente a quatro vezes o valor da vacina da AstraZeneca.
Ele relatou que teria sofrido pressões no Ministério da Saúde para agilizar a importação desse imunizante. Já deputado Luís Cláudio contou que, depois do depoimento de seu irmão ao MPF, o servidor o procurou, relatando pressões para aprovar a importação. E o parlamentr revelou ter levado o assunto ao presidente Jair Bolsonaro.
A sessão teve vários momentos de tensão entre os senadores. Alguns parlamentares protestaram contra a presença do irmão do depoente, e propuseram que o servidor fosse ouvido separadamente.