Assim como todos os setores produtivos, a inovação, na educação, também é peça fundamental para atender às novas necessidades da sociedade como competências socioemocionais, acessibilidade e formação transdisciplinar.
O MEC, Ministério da Educação, começou a mapear, em 2015, instituições de ensino com práticas inovadoras voltadas ao ciclo básico, ou seja, Ensinos Infantil, Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos.
O Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica criou redes entre escolas inovadoras, públicas, particulares, urbanas, rurais, indígenas, institutos técnicos, ambientais, culturais, sociais, órgãos públicos e de pesquisa.
Das quase 700 instituições investigadas, nas 5 regiões no Brasil, 138 foram certificadas como Inovadoras pelo MEC, considerando-se os aspectos de ambiente, gestão, método, currículo e articulação com outros agentes.
Esse levantamento inicial do Mapa de Inovação na Educação mobilizou várias outras ações, redes e movimentos no Brasil.
Um dos principais, o MIE, Movimento de Inovação na Educação, iniciado em 2018 por Fundação Telefônica Vivo, Ashoka e Cidade Escola Aprendiz, retomou e dinamizou as ações do Mapa do MEC, aprofundando relações entre educadores, escolas, gestores e projetos sociais.
O MIE disponibiliza recursos e trocas de informações das boas práticas inovadoras e criativas através de seu site.
A Escola Teia Multicultural (SP) foi um dessas escolas a ter o selo de Escola Inovadora e Criativa do Mapa de Inovação do MEC.
E, por consequência, também uma das primeiras a interagir com outros agentes dentro do movimento MIE.
Na crise da Covid19, por exemplo, educadores da Teia abriram aulas e disponibilizaram conteúdos remotos para a rede pública de ensino.
E, através do do projeto Asas Educação, a Teia também tem partilhado com outras escolas, projetos pedagógicos inovadores adequados à BNCC.
Conheça mais sobre a Teia no MIE.