A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a atitude “agressiva” por parte do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao invadir a Ucrânia tem consequências muito além da Europa. A afirmação foi dada em um Fórum Humanitário. “As necessidades humanitárias” globais “já estão em alta, a guerra feita pelo Kremlin ameaça a segurança alimentar em todo o mundo”, disse Von der Leyen, de acordo com a CNN Internacional.
A presidente também confirmou a contribuição de 2,5 bilhões de euros “até 2024 para lidar com a escassez mundial de alimentos em regiões mais afetadas”, além de criar “medidas especiais para aumentar a produção de alimentos na Europa”. Em dados divulgados pela FAO, a agência de alimentos da ONU, revelaram que o confronto militar entre duas potências agrícolas, Rússia e Ucrânia, deve levar ao aumento de mais de 20% em média nos preços de alimentos no mundo.
Segundo a FAO, mesmo antes da guerra eclodir, o mês de fevereiro já registrou a maior alta nos preços de commodities agrícolas, porém a tendência é que nos próximos meses haja um aumento de até 30% das terras aráveis ucranianas não podendo ser utilizadas, o que causa preocupação em relação à fome nos países mais pobres.