A umbilicoplastia é um procedimento estético integrado à abdominoplastia com o objetivo modificar a aparência do umbigo amenizando a cicatriz resultante da abdominoplastia, tornando-o mais harmonioso, existem diversas técnicas indicadas para realizar o procedimento, mas elas geralmente envolvem a remoção do excesso de pele e/ou gordura ao redor do umbigo e readequação do umbigo.
A cirurgia foi alvo de um estudo chamado “Umbilicoplastia triangular com retalho dérmico”, publicado na revista Brazilian Journal of Plastic Surgery pelo especialista em cirurgia plástica, Dr. Bora Kostic, membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, João Francisco do Valle, Luciano Vargas Schutz, Conrado Luiz e o residente de cirurgia plástica, Felipe Nascimento.
O estudo analisou 194 pacientes que realizaram a abdominoplastia e umbilicoplastia através da técnica triangular com retalho dérmico, utilizada pelos autores desde 2004, que consiste na realização de uma incisão triangular cercando o umbigo para remodelá-lo/ reposicioná-lo.
Os resultados do estudo apontam que o método utilizado permite um menor risco relativo e de estreitamento cicatricial em relação a técnicas circulares, além de proporcionar uma área segura de fixação do retalho, o que reduz a possibilidade de deiscência da sutura.
“A técnica de umbilicoplastia triangular com retalho dérmico é versátil, fácil de ser executada e reproduzida, permite obter um tamanho e posição adequados, harmonia ao contorno corporal além de cicatrizes, que são o principal resultado indesejado da abdominoplastia, bastante discretas” Explica o Dr. Bora Kostic sobre os resultados do estudo.