Os estalos em nossas articulações, ou “juntas”, como também chamamos, são mais comuns do que podemos pensar e podem acontecer em qualquer idade. Segundo o ortopedista especialista em quadril e cartilagem, Dr. Davi Gusmão, identificar que o joelho está estalando, ocasionalmente não costuma ser algo para se preocupar.
Conforme ele, o estalo acontece, geralmente, por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. “É um líquido parecido com um lubrificante e contém gases e nutrientes para a cartilagem. A liberação e a vibração desses gases gera o som de estalo e isso ocorre através da movimentação da articulação”, mencionou.
Porém, também conforme o especialista, se o barulho é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado.
“Problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, também podem ser causadores desses estalos”, revelou.
Segundo Gusmão, nesses casos, uma boa saída é optar pela aplicação de gelo no local. “Mas, claro, o mais recomendado é a fisioterapia e cuidados que tragam esse reforço muscular”, alertou.