A Coreia do Norte nomeou Song Se-il como o novo embaixador no Brasil, cargo que estava vago até então. O governo brasileiro, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou a nomeação, marcando a retomada de uma representação diplomática norte-coreana em Brasília com um embaixador à frente. Até então, a embaixada da Coreia do Norte no Brasil contava apenas com quatro diplomatas: dois conselheiros e dois secretários, que estavam no país desde 2016.
As relações diplomáticas entre os dois países foram afetadas pelas restrições severas impostas pelo governo norte-coreano durante a pandemia de COVID-19, que incluíram a suspensão de rotas aéreas, dificultando a movimentação de diplomatas. O embaixador brasileiro designado para a Coreia do Norte, Luís Felipe Silvério Fortuna, foi deslocado para Seul em 2020 devido a essas dificuldades.
Em 2022, Kim Jong-un enviou uma mensagem de felicitações a Lula após sua eleição, expressando o desejo de melhorar e desenvolver as relações de amizade e cooperação entre a Coreia do Norte e o Brasil.