Astrônoma brasileira descobre quatro asteroides

Astrônoma amadora brasileira descobre quatro asteroides
Astrônoma amadora de Belo Horizonte descobre quatro asteroides. – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lorrane, uma astrônoma amadora brasileira, de 26 anos, descobriu quatro asteroides em um programa de busca dos fragmentos celestes coordenado pela NASA (Agência Espacial Americana).

A jovem que é natural de Belo Horizonte/MG, contou que fez parte do IASC (International Astronomical Search Collaboration), em uma parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), do governo federal.

“Fizemos um treinamento, com bancos de imagens de telescópios, para aprender a detectar possíveis asteroides. Depois disso, eu montei uma equipe que foi recebendo essas imagens. São várias imagens que recebemos para analisar, no início eu passei dias e não encontrei nenhum”, explica a mineira.

Até que em uma noite no meio do mês de maio, Lorrane começou a ter resultados em seu trabalho. “O processo nem é tão difícil, mas é demorado, tem que analisar com muito cuidado. Em uma certa noite, eu estava desligando o computador, já cansada de mais um dia sem encontrar nenhum, mas falei: ‘ah vou olhar só mais um pacote de imagens’. De cara eu já vi um asteroide e comemorei: ‘caramba, achei o primeiro’. Acabou que nesta noite eu achei quatro. Depois que encontrei o primeiro surgiu um ânimo”, comemora a estudante.

Depois de identificar astrônoma encontrar o novo asteroide, um relatório é enviado à NASA, que depois da análise, passa a descoberta para uma fase chamada “preliminar”. O documento fica nesta etapa por um tempo até o astrônomo nomear o asteroide.