Nova espécie de dinossauro do período jurássico é descoberta na China

Créditos: Yu Chen

De acordo com um estudo publicado no periódico eLife na última terça-feira (15), uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no Sudoeste da China. Os cientistas responsáveis pelo achado inicialmente encontraram, em 2017, na região de Yuxi, localizada na província de Yunnan, restos mortais de um dinossauro com “armadura”, que passou a ser chamado de Yuxisaurus kopchicki.

A pesquisa sobre o animal começou dois anos depois, em 2019, de acordo com Shundong Bi, autor do estudo e professor da Indiana University of Pennsylvania. Segundo Paul Barret, pesquisador do Museu de História Natural de Londres e o outro autor do trabalho, a criatura antiga, pertencente ao início do período jurássico, faz parte do grupo thyreophora.

De acordo com o ensaio, o dinossauro provavelmente viveu de 192 milhões a 174 milhões de anos atrás e é o primeiro tireóforo do período a ser identificado na região chinesa. A espécie tinha em torno de 2 a 3 metros de comprimento e se alimentava de plantas de baixo crescimento, como cicas e samambaias.