No dia 17 de Maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, uma data que busca aumentar a conscientização sobre o problema, tratamentos, sintomas e, principalmente, prevenção.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, aproximadamente 24% dos brasileiros maiores de 18 anos sofrem com pressão alta.
Como surge a hipertensão?
De acordo com o Médico Cardiologista Dr. Roberto Yano, a hipertensão é, grande parte das vezes, assintomática, por isso, os exames de rotina são essenciais para a prevenção do problema.
“A hipertensão arterial ou pressão alta surge quando a pressão nas artérias está em níveis constantemente elevados, o que sobrecarrega o sistema circulatório, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e danos aos órgãos vitais“.
“Geralmente a hipertensão é assintomática e os sintomas surgem apenas em casos muito graves, podendo causar dores no peito, fraqueza, tonturas, visão embaçada, entre outros. Por isso, é importante realizar exames de rotina periodicamente para identificá-la e tratá-la“, afirma o Dr. Roberto Yano.
4 dicas para prevenir a hipertensão
01- Dieta equilibrada, evitando alimentos com alto teor de gordura saturada, optando sempre que possível por alimentos naturais;
02 – Pratique atividades físicas regularmente;
03 – Mantenha um peso saudável;
04 – Reduza o consumo de álcool;
05 – Controle o estresse.
O Yoga e o controle da pressão arterial
O Yoga é uma prática com mais de 5 mil anos de existência que utiliza técnicas como os asanas, posições corporais, e pranayama, técnicas respiratórias, para manter a saúde integral. Ele traz benefícios para a saúde física, como melhora da mobilidade, e mental, como controle do estresse e ansiedade, mas também é um forte aliado no combate à hipertensão.
De acordo com um estudo realizado em 2022 com uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Cedars-Sinai Medical Center, a prática regular de Yoga aumenta em 85% as chances de ter pressão arterial normal em comparação com não praticantes.
Segundo o criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, os efeitos da prática na saúde cardiovascular estão em tornar o indivíduo mais ativo fisicamente e controlar o estresse.
“O Yoga estimula o seu corpo na busca por um equilíbrio saudável, tanto do corpo, quanto da mente, por ter uma abordagem mais integral ele também traz consigo todo um estilo de vida saudável, que contribui para a saúde cardiovascular”.
“Além disso, ele também é muito indicado para o controle de um dos fatores mais perigosos fatores de risco para o aumento da pressão arterial, o estresse crônico. Ele ajuda a ter um melhor controle emocional e gestão de estresse, que quando desregulado, aumenta os níveis do hormônio cortisol no sangue, contribuindo para o aumento da pressão”, explica.