Envelhecer faz parte da vida e é uma fase natural para todos, mas com o passar do tempo, podem surgir algumas questões de saúde, como perda de mobilidade, redução da imunidade e alterações no metabolismo.
No entanto, esses impactos podem ser bem menores com cuidados ao longo da vida, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, dormir bem e cuidar da mente.
O Yoga e o envelhecimento saudável
O Yoga tem sido cada vez mais praticado em todo o mundo, seu principal diferencial é a integralidade de seus efeitos, na saúde física e mental, agindo também para prevenir diversas condições de saúde, explica o professor de Yoga e criador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut.
“O Yoga é um ótimo parceiro para envelhecer com mais saúde, a prática ajuda a manter o corpo forte, flexível e livre de dores, além de trabalhar a mente, reduzindo o estresse e trazendo mais equilíbrio emocional”.
“Com a prática regular do Yoga, e isso é comprovado por diversos estudos, é possível prevenir vários problemas e viver essa fase com mais bem-estar”, afirma.
5 benefícios do Yoga para um envelhecimento saudável
– Melhora da flexibilidade e mobilidade;
– Fortalecimento dos músculos e prevenção de dores;
– Redução do estresse e equilíbrio emocional;
– Estímulo à saúde mental e prevenção de problemas cognitivos;
– Melhora da circulação e respiração.
Saúde mental
Cada vez mais a saúde mental está se tornando o centro dos cuidados com a saúde sendo, também, uma preocupação durante o envelhecimento. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 13,2% dos idosos entre 60 e 64 anos foram diagnosticados com depressão.
O Yoga ajuda a cuidar e prevenir problemas de saúde mental como o estresse crônico, depressão e ansiedade, o que também contribui para um envelhecimento saudável.