O Yoga tem se tornado uma prática cada vez mais presente no mundo atual, em grande parte, pela sua vasta gama de benefícios. De acordo com o The National Health Interview Survey, cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo praticam Yoga.
No entanto, apesar de ter se popularizado, muitas pessoas ainda têm várias dúvidas sobre a prática, de acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, é importante ter informação para evitar seguir métodos sem embasamento científico e que não trarão benefícios.
“Entender alguns princípios do Yoga não é apenas questão técnica, é questão de segurança, pois saber como a prática funciona, seus limites, seus benefícios, as bases científicas, etc., ajuda a fugir de técnicas ineficazes ou sem embasamento”, explica.
Yoga é atividade física?
“O Yoga, apesar de também ser importante para cuidar da saúde física, não se limita a isso. Ele é uma prática integral de saúde que ajuda a se reconectar com o próprio corpo e com a mente, nossa saúde precisa de mais que apenas exercício físico”, afirma Ravi Kaiut.
Yoga deve ser praticado diariamente?
“Sim, no Método Kaiut Yoga a nossa indicação é de que o Yoga se torne uma prática diária pois nosso corpo precisa de um cuidado cotidiano, tanto no corpo, quanto na mente, para gerenciar bem o estresse diário e conseguir realizar bem as nossas atividades pessoais e profissionais. O Yoga pode ser incluído no seu dia a dia em pausas no trabalho, em minutinhos antes de dormir, etc.”, explica.
Yoga ajuda a emagrecer?
“A perda de peso não é o principal foco do Yoga, mas é um dos seus benefícios. Ela ocorre principalmente pela regulação integral do corpo que o Yoga proporciona, melhorando a mobilidade, por exemplo, você consegue ter mais produtividade na atividade física, mantendo o equilíbrio emocional, você previne compulsões alimentares, melhorando a alimentação, o sono, bem-estar, etc.., seu corpo recebe um conjunto de estímulos simultâneos que favorecem o peso ideal”.
Yoga melhora o sono?
“Com certeza, o Yoga ajuda na regulação dos hormônios, como comprovado em vários estudos recentes, o que gera um ambiente mais propício para o sono, mas também permite controlar o estresse e a ansiedade, grandes inimigos do sono atualmente; possui técnicas de relaxamento; de meditação; de distensionamento muscular e articular, o que permite dormir melhor e acordar com mais disposição”, afirma Ravi Kaiut.