Fim de ano é, para muitos, época de renda extra. Restituição de imposto de renda, 13º e até 14º salário, ou mesmo um faturamento a mais vêem os negócios aquecidos nesse período. Mas, de modo geral, dezembro e janeiro também são épocas de mais gastos. Por isso, caso sua empresa tenha pagamentos a receber, é interessante se antecipar na negociação com os clientes que têm conta em atraso – antes que essa renda extra tenha outro destino. Além disso, de acordo com uma pesquisa da fintech Onze, feita com 1587 trabalhadores de todo o país, 43% dos brasileiros pretendem usar o 13º salário para pagar dívidas.
Seja em relação a pessoa física ou pessoa jurídica, para aquelas situações que chegaram à fase de cobrança das dívidas, o gerente de Relacionamento do birô de crédito Assertiva Soluções, Marcelo Freitas, recomenda começar deixando claro de que forma o cliente se beneficiaria pagando sua dívida, o que pode incluir a retomada do acesso a algum produto, serviço ou outros benefícios que sua empresa oferece. Além disso, vale o argumento de que com o nome “limpo” o cliente consegue garantir vantagens também em outros produtos financeiros.
“No mercado B2B, a dica de ouro é buscar contato com quem fez a dívida e não com quem vai pagar. É muito mais valioso falar com um gestor que realizou a compra, entendendo suas motivações ou dores com determinado produto ou serviço para propor uma negociação ou relembrar a proposta de valor que a sua empresa tem a oferecer”, afirma. “Cortar esse contato e cobrar diretamente um departamento financeiro, por exemplo, interrompe essa construção de relacionamento. Em todos os casos, a negociação eficiente não é somente receber o valor, é recuperar o cliente.”
Além disso, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos. Porém, é preciso estar muito atento: o Código de Defesa do Consumir, em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o cliente. Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para não errar, a Assertiva elaborou alguns modelos de mensagem alinhadas ao objetivo de cobrança, mas que também colaboram com o bom relacionamento entre empresas e clientes. Confira:
SMS: vale lembrar que a ferramenta limita as mensagens a 160 caracteres e que restringe o uso de acentuação.
- Olá, _______! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo!
- Oi, _______. Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ______________
- Esqueceu de pagar sua fatura? Não tem problema, _______! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil chegará pra você!
WHATSAPP: é preciso ter autorização prévia para usar essa ferramenta como canal de comunicação
- Olá, _____! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês _____ está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no WhatsApp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar!
- Tem boa notícia chegando no seu WhatsApp, _____! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar!
- Oi, ______! Tudo bem? Estou com um problema e gostaria de verificar se pode me ajudar. Em nosso sistema consta uma pendência de R$______, referente ao produto _______, que você adquiriu em ___/___/___. Seria possível quitar esse valor até amanhã? Se não for bom pra você, quando seria uma boa data? Converse com a gente! Vamos resolver juntos!
EMAIL: aqui existe a oportunidade para mensagens mais longas e detalhadas
Departamento de Cobrança – Nome da empresa”
- “Olá, ________!
Sou o(a) ________, da empresa ___________. A gente sabe que imprevistos acontecem, assim como o esquecimento de algumas tarefas, não é mesmo? É por isso que estou entrando em contato hoje. Para lembrar que sua fatura venceu há ____ dias, no valor de _________.
Para evitar que você pague multas e juros, estamos enviando o código da fatura, assim você poderá utilizar o internet banking e resolver a questão com mais facilidade.
Caso você necessite de um novo prazo para pagamento, por gentileza, entre em contato.
Vamos conversar! Nosso telefone é: __________________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.
Conte sempre conosco!
Nome do responsável
Departamento de Cobrança – Nome da empresa”
- “Oi, ________! Tudo bem com você?
Meu nome é ________ e sou da empresa __________. Estou entrando em contato para algo muito importante: notei que seu boleto com vencimento em __/__/__, no valor de _______, está pendente.
Para que você não tenha problemas para pagamento, pois passou da data agendada, estou enviando um boleto atualizado, ok?
Segue código da fatura: ________________________.
Ah! Também é possível consultar sua nova fatura em nosso site. O endereço é: __________.
Tem alguma dúvida? Gostaria de conversar? Fale com a gente! Nosso telefone é: __________________.
Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.
Atenciosamente,
Nome do responsável
Departamento de Cobrança – Nome da empresa”
- “Bom dia, ________!
Sou o(a) _____, da empresa _________.
O motivo deste e-mail é para solicitar que o Sr.(a) entre em contato o mais breve possível.
Há débitos pendentes em seu nome e é do nosso interesse entender o que ocorreu e qual a melhor forma de resolver a situação. Nosso contato é: _____________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das ___h às ____h.
Evite a negativação do seu nome, assim como multas e juros. Conte com a gente! Ligue para nós!
Atenciosamente,
Nome do responsável
Departamento de Cobrança – Nome da empresa”