O EDANBANK lançará em julho uma plataforma na qual é possível a negociação direta de recebíveis de forma prática e rentável. Pioneira no mercado nacional, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o custo do capital de giro para empresas e oferecer uma opção de investimento com excelente rentabilidade para investidores.
A plataforma funciona como home broker com recebíveis no lugar das ações. Na prática, as empresas emitirão suas notas fiscais que serão capturadas pela plataforma, transformadas em duplicatas eletrônicas e ofertadas de maneira pulverizada a milhares de investidores de todos os portes.
Para o empresário, que precisa de capital, a principal vantagem desse modelo de negócio é a possibilidade de redução do custo financeiro em sua operação somada ao acesso rápido e simples ao capital: sem burocracia, IOF e aprovação de limites para a obtenção de crédito. É a própria empresa emissora que define o seu percentual de deságio.
Por outro lado, o investidor tem uma rentabilidade muito atrativa, ótimo nível de segurança tecnológica e todas as informações necessárias para decidir em quais títulos irá investir.
“Acreditamos que com um cenário mais justo, constrói-se uma sociedade na qual pode-se vislumbrar a sustentabilidade do negócio. E a plataforma do EDANBANK foi concebida nessa atmosfera. Queremos reduzir os custos dos empresários para que possam gerar mais empregos, para terem melhor liquidez e comprarem melhor a matéria–prima. Assim, gera-se valor agregado para indústria, para investidores e para a sociedade como um todo”, afirma Eduardo Silva, CEO e fundador do EDANBANK.
A plataforma conta com mecanismos que impedem as conhecidas ‘pedaladas’ e com seguros, que protegem contra riscos de continuidade (seguros prestamista). Além disso, há também códigos de compliance que preveem o banimento em caso de não cumprimento das regras de liquidação. O período de suspensão varia de seis meses ao banimento.