Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) indica média diária de voos domésticos abaixo de mil neste mês de abril, auge do impacto da pandemia do novo coronavírus. A previsão de 960 voos por dia representa uma queda de 40% para o mês em relação ao nível antes da pandemia.
A demanda por voos domésticos havia registrado queda de 49% em março, quando a média diária de partidas ficou em 1.177 voos, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reunidos pela Abear.
Segundo a associação de empresas áreas, a tendência de recuperação da demanda e da oferta por voos domésticos que vinha sendo registrada desde maio de 2020 foi interrompida em fevereiro deste ano.
Vale lembrar que, no dia 24 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que os aeroportos adotem medidas sanitárias equivalentes às determinadas por estados e municípios para tentar conter o avanço da covid-19 no país.
A Abear destaca que as companhias aéreas seguem rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias para prevenir a disseminação do novo coronavírus. No site da Abear é possível conferir orientações para as principais dúvidas sobre as viagens de avião durante a pandemia.
Fonte: Agência Brasil